Na tarde da última terça-feira, 27, o prefeito Akio Abe, de Q. Centenário, participou de reunião extraordinária com os demais prefeito da COMCAM juntamente com o secretário de Sáude Beto Preto para discutirem sobre a intervenção da Santa Casa de Campo Mourão que passa por graves problemas administrativos. Os municípios consorciados não estavam recebendo os serviços contratados tanto na quantidade quanto na qualidade.
A intervenção se fez necessária pela situação de abandono de vários setores de serviços e pela falta de transparência na prestação de contas do hospital.
No início do mês de fevereiro, Quarto Centenário teve um paciente da UTI Neo Natal transferido para o município de Telêmaco Borba, reflexo de uma péssima gestão que se arrasta a tempos.
O encontro com o Secretário teve como objetivo, buscar recursos junto ao Governo do Estado e também encontrar um ponto de equilíbrio para dividir a responsabilidade de uma nova gestão com todos os municípios envolvidos.
A reunião com o Secretário, resultou no compromisso de um repasse imediato para aquisição de insumos para buscar uma solução emergencial no valor de 600 mil reais e também um repasse mensal em forma de subvenção cujo valor ainda será estudado para definição.
O hospital também terá o compromisso de aumentar a produção para que tenha o direito de melhorar os valores repassados pelo governo. Existem vários pontos identificados dentro administração hospitalar como valores de plantão muito acima dos praticados no estado e salários exorbitantes de alguns funcionários que fazem parte do quadro e o Secretário exige firmemente que apresente uma providência de resultados.