A Aldeia SOS de Goioerê, através da educadora social, Alessandra Salvador e da assistente social, Cassiana Kreher, participam em Curitiba neste sábado, 8, da primeira Coterma, Conferência Temática Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná.
O evento é coordenado pelo Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, quando serão apresentados os resultados da ações que estão acontecendo nas cidades que abrigaram os refugiados venezuelanos. Alessandra explica que haverá eleição compor o Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná e que Goioerê irá pleitear um cargo.
Alessandra destaca como dos mais importantes o evento, pois através do Conselho é que serão discutidas propostas para serem implementadas envolvendo os refugiados que estão abrigados no Paraná.
Em Goioerê já são 83 venezuelanos acolhidos na Aldeia SOS. Alguns deles já estão morando em casas na cidade e muitos trabalhando. Segundo Alessandra a experiência em Goioerê está sendo muito positiva. A comunidade goioerense acolheu os venezuelanos facilitando a inserção no comércio e nas comunidades religiosas. “Eles gostam daqui porque já firmaram laços de amizades” – comenta Alessandra.