Uma alternativa de renda iniciada a cerca de duas décadas e que vem dando certo e transformando em uma importante fonte de renda para uma família de Janiópolis. É a família do comerciante João Luiz Costa que iniciou a empresa J. J Alhos voltada a comercialização de alho. Uma iniciativa que deu tanto certo que ao longo dos anos passou por diversas transformações. No inicio a comercialização era a granel, e, hoje tem uma variedade de produtos derivados dos legumes, todos devidamente embalado.
CULTIVO: Os avanços não param por aí. Vão além da diversificação do número de produtos. Nesse ano, o atual responsável pela empresa, J.J Alhos, Vagner Augusto da Costa com apoio do técnico agrícola Odair Barbosa iniciou o plantio de alho no município. A idéia deu certa, resultando no cultivo de 18 mil metros quadrados, em duas áreas da lavoura.
Odair Barbosa explica que tudo foi bem planejado. “Fizemos muitas pesquisas sobre a cultura. Desde o preparo da terra, das sementes, do sistema de irrigação e o controle de pragas” – afirmou.
Ainda conforme Odair, a semente é da variedade Chonan e numa das áreas está com mais de 110 dias plantados. “O cultivo de alho é direcionado para agricultores familiares, em razão de que necessita de muita de mão-de-obra famíliar”, explica.
Com a colheita se aproximando, Odair relata que tudo transcorre conforme o planejado. “O alho é uma ótima alternativa de renda e gera empregos para a população” – enfatiza Odair Barbosa, do Departamento Municipal de Agricultura do Município, lembrando que a diversificação de cultura é de grande importância.
COMERCIALIZAÇÃO
O alho cultivado em Janiópolis tem comercialização garantida, uma vez que empresa J. J Alhos tem uma grande clientela em várias cidades da região. Segundo o empresário Vagner Augusto, o plantio obedece a todos os padrões de qualidades exigidas pelo mercado.
Além do alho a granel a empresa janiopolitana comercializa uma variedade de temperos derivados do produto que é comercializado pela J. J Alhos, na empresa de sucesso graças à dedicação da família Costa.
Vagner, da J.J. Alhos, com o técnico Odair Barbosa na lavoura de alho que está sendo cultiva em Janiópolis
A J.J Alhos e Temperos dispõe de excelente estrutura onde é industrializada a produção