Publicidade
Publicidade

Notícias / Região / Quarto Centenário Aluna Karoline Koasne de Almeida, de Quarto Centenário, conquista vaga em torneio nacional de Matemática e é destaque no Paraná

quarta-feira, 21 outubro de 2026.

A aluna Karoline Koasne de Almeida, de Quarto Cenenário, está entre as 15 alunas da rede estadual selecionadas pela Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná para participar de competição nacional.

Siga a Tribuna no WhatsApp

Karoline Koasne de Almeida, estuda no Colégio do Campo de  Bandeirantes do Oeste, vinculada ao Núcleo Regional de Educação de Goioerê, está entre as 15 alunas da rede estadual do Paraná selecionadas para participar do 7º Torneio Meninas na Matemática (TM²), uma importante competição que valoriza o talento, a dedicação e o protagonismo feminino na área das ciências exatas.

A seleção ocorreu por meio da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Pela primeira vez, o desempenho na OMAP foi utilizado como critério de classificação para o torneio, ampliando as oportunidades para estudantes da rede pública estadual.

Realizada no dia 16 de outubro, a competição reuniu 48 estudantes paranaenses, sendo 15 classificadas pela OMAP e as demais por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Além de reconhecer o desempenho das participantes, o Torneio Meninas na Matemática representa uma oportunidade de crescimento e pode abrir caminhos para competições internacionais, como a Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas (EGMO) e a Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Meninas (PAGMO).