Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Aluno de Goioerê embarca para o Canadá pelo Programa Ganhando o Mundo 2026

quarta-feira, 28 janeiro de 2026.

O estudante Gabriel Miranda de Oliveira, de 15 anos, de Goioerê, está entre os primeiros alunos paranaenses a embarcar para o Canadá pelo Programa Ganhando o Mundo 2026, do Governo do Estado do Paraná. O embarque ocorreu na tarde desta terça-feira (27), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, marcando um momento de emoção, despedidas e expectativas para os participantes do intercâmbio.

Siga a Tribuna no WhatsApp

Gabriel é aluno do Colégio Estadual Cívico-Militar Vila Guaíra, de Goioerê, e viajou sozinho após se despedir da família ainda na cidade natal. Para o jovem, a experiência representa crescimento pessoal, amadurecimento e novas oportunidades. “É uma sensação muito boa pensar que você vai sair, mas vai voltar com novas experiências e uma nova mentalidade. Ter que se virar sozinho, aprimorar o inglês, que abre muitas portas, e levar a simpatia do povo brasileiro”, destacou.

O voo levou 20 dos 372 estudantes da rede estadual que irão ao Canadá nesta edição do programa. Este foi o primeiro embarque do Ganhando o Mundo 2026 com destino ao país, que ao longo do ano receberá centenas de alunos paranaenses para um semestre letivo no exterior.

Criado em 2022, o Programa Ganhando o Mundo se consolidou como a maior iniciativa pública de intercâmbio da América do Sul. A ação é desenvolvida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e oferece a estudantes de 15 a 18 anos da rede pública estadual a oportunidade de cursar um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas custeadas pelo Estado.

A edição de 2026 é a maior já realizada. Com 2 mil estudantes selecionados, o programa chegará a 4.540 jovens atendidos desde sua criação, com investimento acumulado superior a R$ 500 milhões. O pacote inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, passaporte, vistos, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de material didático, uniforme e documentação acadêmica. Cada intercambista também recebe um auxílio mensal de R$ 800 durante o período fora do país.

Após o retorno ao Brasil, os alunos seguem sendo acompanhados e desenvolvem projetos interdisciplinares em suas escolas de origem, permitindo que o conhecimento e as vivências adquiridas no exterior sejam compartilhados com toda a comunidade escolar.