Gustavo Santos Silva, 11 anos, estudante do 6º ano do Colégio Estadual Rancho Alegre, tem texto classificado em mais uma etapa da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o futuro”. A Olimpíada promove um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano promove sua 5ª edição.
A partir do tema proposto “O lugar onde vivo”, o aluno produziu um poema contando a história do município de Rancho Alegre d’Oeste, cujo título é “Meu pedacinho de chão” e ficou classificado entre os 500 melhores poemas do Brasil.
O trabalho, acompanhado pela professora Andrieli Juremeira dos Santos, foi embasado nas histórias da cidade e de alguns pioneiros, também em pesquisas sobre o brasão, bandeira, hino municipal, localização geográfica, principais rios e agricultura local, resultando na elaboração de um belo Varal de Poesias.
A realização do projeto teve o apoio da equipe pedagógica e do diretor Rosimar Pereira da Silva que parabenizam o aluno e torcem pela sua vitória no final do concurso. No mês de novembro Gustavo e a professora Andrieli participarão de oficinas onde serão selecionados os 152 finalistas do país.
O aluno Gustavo ladeado pelo diretor
Rosimar e a professora Andrieli