Através das professoras Luzinette Cainelli e Aleane Souza, os alunos da APAE de Goioerê estão desenvolvendo o projeto Agrinho que tem como tema “MilhAgrinho: Vem do Campo e Faz a Festa na Cidade”. O projeto tem como proposta a alfabetização dos alunos utilizando o milho como ferramenta de aprendizagem.
Segundo as professoras, a ideia surgiu a partir de uma aula de História sobre a “família” que junto com a proposta de alfabetização “Desafios do Aprender” que a escola está aplicando, nasceu o projeto para potencializar a aprendizagem dos alunos. Ainda conforme as professoras, a temática surgiu em sala de aula, já que o milho é um dos principais produtos agrícolas da região de Goioerê e além da importância econômica, parte de uma das maiores festa típica, não só local como do Paraná e está presente na realidade dos alunos.
Além dos alunos serem alfabetizados de forma contextualizada e lúdica, estão sendo socializados, através de jogos educativos; trabalhos individuais e de grupo e atividades educativas além de atividades extra escola.
Os alunos farão uma visita a uma propriedade com plantação de milho, e ensaiando uma dança que será apresentada na abertura da Festa do Milho de Goioerê, no dia 18 de maio.
VISITA. Na quarta-feira, 25, um grupo de alunos visitou o salão paroquial onde funciona a estrutura da cozinha da Festa do Milho. Alí conheceram todo o processo de produção dos produtos à base de milho que serão comercializados na 10ª Festa do Milho.
Toda essa dinâmica, segundo as professoras Luzinette e Aleane, tem como meta fazer com que os alunos conheçam os caminhos que o milho percorre: do campo para a cidade.
NA FESTA. Além da apresentação de dança na abertura da Festa do Milho, os alunos da Apae terão a barraca do “Agrinho” onde vão divulgar duas receitas que ainda não são vendidas na festa. O intuito do projeto, é que estas receitas possam fazer a diferença na tradicional festa típica da cidade.
Na barraca serão distribuídas a receita do pão de milho e comercializado o bombom de milho verde.