A premiação do Cooperjovem, realizada nesta quarta-feira, 3, foi emocionante para os participantes do programa desenvolvido nas escolas municipais em parceria com a Copacol e o Sescoop.
Durante evento, realizado na Aercol de Cafelândia, alunos e professores celebraram o cooperativismo por meio do concurso de redação com o tema “Juntos por um mundo melhor. O que eu aprendi com o Cooperjovem”.
Participaram de Goioerê alunos das escolas Jardim Primavera, Cecília Meireles, Liduína Alves Gondim Primo, Ladislau Chicórski, Monteiro Lobato, Daniel Portela, José Jesus Cavalcante e Onive dos Santos. Os alunos que se destacaram em suas redações foram Eloisa Veríssimo Soares de Souza, da Escola José Jesus Cavalcante; Mikaely Eduarda Evangelista, da Escola Jardim Primavera, ambos de Goioerê; e o aluno Pedro Gabriel Lingoski, da Escola Fernando Esser de Nova Aurora.
O objetivo é incentivar os alunos quanto a produção de textos, além de estimular a leitura, fortalecer a educação nos municípios e conscientizar os participantes sobre a importância do cooperativismo no dia a dia da escola e na família.
Ao todo, 14 escolas da região de atuação da Copacol participam do Cooperjovem. Além de Goioerê, participaram: Escola Nilza de Oliveira Pipino, de Formosa do Oeste; Escola Professora Aparecida Rodrigues Carneloz de Iracema do Oeste; escolas Fernando Esser, Eugênio Mezzon, Santos Dumont e Custódia Colbacho Tragueta, de Nova Aurora.
Como em todas as edições, são avaliados critérios como criatividade, conteúdo coerente com o tema, originalidade, clareza, sequência de ideias e o vocabulário.
Ainda emocionado com a premiação, o pequeno Pedro Gabriel disse que ficou feliz por participar do Cooperjovem e mais ainda por sua redação ter sido uma das melhores. Ele e os outros alunos aproveitaram o dia para se divertirem com as atividades de recreação.
Para os professores, houve uma palestra sobre empoderamento, momentos de reflexão sobre a educação, troca de experiência e avaliação sobre o programa em seus respectivos municípios.
Na oportunidade, o presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou a preocupação da Cooperativa em formar cidadãos de bem, pensando em um futuro onde todos tenham a oportunidade de viver o cooperativismo. “Juntos podemos transformar a vida de muitas crianças e o futuro de todos nós. É através da educação e do cooperativismo que iremos construir uma sociedade de oportunidades”, afirma.