A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (18) que a partir de 24 de junho, a Copel irá reajustar a conta de energia elétrica dos paranenses. A nova tarifa terá reajuste médio de 3,41%, sendo 1,85% de aumento médio para consumidores residencias e 4,32% no reajuste médio para os consumidores de alta tensão, já para baixa tensão o reajuste é de 2,92%.
De acordo com a Agência, o resultado foi influenciado negativamente pelo maior uso das usinas térmicas, e o aumento na cotação do dólar, que é a moeda utilizada no calculo do valor da energia gerada pela Usina de Itaipu. Por outro lado, o reajuste não foi maior, devido a redução da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), referente ao empréstimo feito pelo Governo Federal em 2013 junto a bancos públicos e privados para o reequilíbrio do sistema.
O reajuste tarifário de cada distribuidora é estabelecido para a data em que a concessão foi originada. No caso da Copel, 24 de junho. O valor, anunciado pela Aneel em reunião pública, é feito pela própria agência reguladora, representante do poder concedente.