Entre os dias 24 de março e 3 de abril, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou fiscalizações em postos de combustíveis em 12 unidades da Federação, incluindo diversas cidades do Paraná. No estado, quatro postos foram autuados, localizados nos municípios de Goioerê, Pérola, Londrina e Ponta Grossa.
As ações da ANP tiveram como objetivo verificar a qualidade dos combustíveis, o fornecimento correto de volume pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e instrumentos utilizados, além da regularidade das documentações de funcionamento e das movimentações de combustíveis.
No Paraná, os fiscais estiveram em 17 municípios: Curitiba, Goioerê, Pérola, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Floresta, Maringá, Paiçandu, Sarandi, Londrina, Arapongas, Coronel Vivida, Guarapuava, Dois Vizinhos, Itapejara D’Oeste e Ponta Grossa.
Durante as fiscalizações, foram inspecionados 21 postos de combustíveis, quatro distribuidoras, quatro revendas de GLP, dois pontos de abastecimento e um terminal. Ao todo, 23 amostras de combustíveis foram coletadas para análises laboratoriais mais aprofundadas.
Segundo a ANP, três dos postos autuados descumpriram a obrigação de efetuar a drenagem e o registro regular dos resultados nos tanques de óleo diesel. O quarto posto foi autuado por não informar, na bomba, o fornecedor do combustível comercializado.
Nos demais municípios visitados, não foram constatadas irregularidades.
As ações de fiscalização da ANP são contínuas e fazem parte do esforço para garantir a segurança, a qualidade dos combustíveis e a proteção do consumidor.