As Apaes de todo país abriram hoje, terça-feira, 21, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Goioerê a abertura foi marcada pela inauguração do Centro Integrado de Reabilitação (CIR), que recebeu investimento total de cerca de R$ 450 mil.
A inauguração contou com a presença do Procurador do Ministério Público do Trabalho de Campo Mourão, Leonardo Onu, órgão que liberou cerca de R$ 400 mil para o projeto do CIR. O presidente da Apae, Moacir Fortis destacou ainda as presenças do secretário de Administração, Airton Gonçalves, que representou o prefeito Pedro Coelho em viagem à Curitiba, o presidente da Câmara, Patrik Peloi, o capitão Renato Moreira, representantes dos municípios de Quarto Centenário e Rancho Alegre e lideranças de Goioerê.
Destaque para a presença do fundador da Apae, Euzébio Ghiotto, que foi homenageado com uma placa em reponhecimento ao pioneirismo na entidade, assim como o Procurador Leonardo Onu que recebeu a placa em agradecimento ao convênio liberado para Apae.
Moacir Fortis destacou que aquele era um momento de alegria para a Apae de Goioerê, e lembrou do pioneirismo de Euzébio Ghiotto. “Ele traçou um belíssimo trabalho que resultou no que hoje é a Apae de Goioerê” – comentou, enfatizando que “hoje estamos entregando uma antiga e necessária reivindicação, que é O Centro Integrado de Reabilitação” – finalizou.
CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO. O CIR concentrou todo o trabalho de reabilitação através da fisioterapia. O local conta com piscina aquecida dotado de
equipamentos próprios para o tratamento da hidroterapia. Conta ainda com mais três salas; de reabilitação clínica; de Pediassit; e X Box. Além o prédio conta com dois banheiros e sala para os equipamentos.
CRONOGRAMA DA SEMANA
Este ano a Semana tem como tema “Família e Pessoas com Deficiência: Protagonistas na Implementação de Políticas Públicas”. Neste quarta-feira, 22, a Apae recebe a visita dos alunos do Século XXI e do grupo Arco Iris com apresentações musicais e recreativas nos períodos da manhã e à tarde.
Na quinta, 23, pela manhã a visita será dos alunos da escola Adventista que farão contação de história. À tarde grupo de Moreira Sales e hip pop com a professora Maristela.
Na sexta, 24, visita dos alunos da Casa da Cultura. À tarde alunos da escola Adventista com contação de história, dos alunos do Projeto Cidadão do Futuro de Quarto Centenário, Casa da Cultura e grupo Arco Iris.
No sábado, 25, os alunos, pais e toda equipe da Apae participam de uma Missa Solene na Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias.
Na segunda, 27, a Apae recebe visita dos alunos de Rancho Alegre, do Projeto Viva a Vila e do Colégio Duque de Caixas. Todos realizaram apresentações.
Na terça, 28, encerramento da Semana, visita da professora Léia com a dança do ventre e Ivan.