Da necessidade de ampliar a produção de hortaliças, surgiu uma parceria que dotou a Apae de Goioerê de uma horta integrada a criação de peixe denominada de aquapônica.
A inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, com a presença dos parceiros que criaram e instalaram o sistema e os patrocinadores que custearam a instalação, orçada em R$ 6.500.
O presidente da Apae, Moacir Fortis destacou a iniciativa do Departamento Técnico da Copacol, em especias do engenheiro agrônomo Bruno Pareja, dos alunos do curso de agronomia do Centro Universitário Integrado e os produtores rurais: Antônio Zago, João Favarão, Lucas Sirotti, Rafael de Almeida e a Loja Maçônica Acácia que tornaram realidade o desejo da Apae em contar com algo novo que vai beneficiar na alimentação dos alunos e até mesmo na parte pedagógica.
SISTEMA AQUAPÔNICO. Com o projeto, a Apae iniciou a criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, chamada de aquaponia, que pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional.
Foram instalados na Apae três tanques, no qual são produzidos os peixes que são alimentados por ração. Os peixes liberam dejetos ricos em nutrientes que, por sua vez, são bombeados para uma parte superior, onde ficam os pés de alface. As raízes, ao retirar os nutrientes, purificam a água que retorna para o tanque onde são produzidos os peixes.
PARCERIA. O projeto iniciado há 6 meses, partiu do engenheiro agrônomo Bruno Pareja, que levou a ideia ´para a professora do curso de agronomia do Integrado de Campo Mourão, Simone Molina, que apresentou a proposta para os alunos da disciplina de extensão rural que aceitaram o desafio.
Foram os alunos que desenvolveram o projeto e a sua instalação. Já o engenheiro agrônomo Bruno Pareja além de acompanhar todo o processo de instalação, capacitou o funcionário da Apae sobre o manejo, tanto do tanque como da hortaliça.
PRODUÇÃO. Cada tanque tem capacidade para a criação de 150 tilápias, enquanto que os alfaces podem chegar até 380 pés dentro de condições favoráveis. A expectativa é que em 4 semanas a Apae possa estar utilizando em suas refeições os alfaces produzidos no sistema aquapônico. As fotos abaixo são da entrega oficial do sistema.