A falta da liberação do Selo SUSAF compromete a comercialização em nível estadual
As Secretarias de Agricultura e de Industria e Comércio de Goioerê estão iniciando um trabalho fruto da demanda do vereador Fabiano Barboza, que tem como proposta apoiar os pequenos produtores que atuam em regime de agroindústria com produtos de origem animal, como queijos, embutidos, mel e outros projetos. Mas que no entanto, a comercialização só é possível através do Selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar Artesanal e de Pequeno Porte).
É o caso em Goioerê de diversos pequenos produtores artesanais de produtos de origem animal, que tem dificuldade na comercialização de seus produtos, que, para serem comercializados livremente no Paraná, precisam contar com o Selo SUSAF.
QUEIJO ARTESANAL. Através de iniciativa do vereador Fabiano Barboza, na tarde desta quarta-feira, 26, o veterinário da Secretaria de Agricultura, André Sakata e o Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural, Marcelo Bastos, e o Secretário de Industria e Comércio, Pedro Godoy, visitaram o produtor rural Júlio Cezar Benvenuto da Silva, na comunidade da Quarta Medição, onde há 25 anos, produz queijos artesanais. Sua produção média semanal é de 80 quilos de queijos que são comercializados em mercados e vendas diretas em Goioerê.
ESTRUTURA. Para viabilizar a sua produção Júlio Cézar, investiu cerca de R$ 60 mil nas instalações de sua unidade de produção e na compra de equipamentos, entre eles, uma câmera fria.
FALTOU APOIO. Júlio citou que nos 25 anos em que trabalha na produção de queijo, foi a primeira vez que recebeu representantes do Poder Público interessado em conhecer a sua atividade.
E importante: todos se mostraram vivamente interessados em apoiar a atividade agroindustrial familiar desenvolvida por Júlio Cézar.
SELO SUSAF. O vereador Fabiano Barboza, se comprometeu a mobilizar a administração Municipal e a Câmara para trabalhar pela conquista do Selo SUSAF, que conforme Fabiano, não vai apenas beneficiar a atividade de Júlio Cézar, como também inúmeros outros pequenos produtores rurais, que atuam com a produção artesanal de origem animal.
CURSOS. O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Godoy, afirmou que vai se empenhar em viabilizar a realização de cursos para aprimorar a qualidade da produção.