Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Após protesto, Paraguai anuncia reabertura total da fronteira com o Brasil

terça-feira, 22 setembro de 2020.

Decisão do presidente Mário Abdo Benitez foi anunciada durante reunião no palácio do governo de Alto Paraná

Depois da pressão com protesto em todas as fronteiras nesta terça-feira, 22, o governo do Paraguai anunciou a abertura total da fronteira com o Brasil, entre Cidade do Leste e Foz do Iguaçu. A decisão do presidente Mário Abdo Benitez foi anunciada durante reunião no palácio do governo de Alto Paraná.

Segundo os representantes dos ministérios da Saúde, Interior e Relações Exteriores, o presidente aceitou o pedido dos moradores da fronteira. Vai ser uma experiência para a retomada econômica a partir do dia 29 de setembro.

Antes vai ser preciso definir um protocolo conjunto com o Brasil. Para o governador de Alto Paraná, Roberto Gonzales Vaeskens, esta foi a vitória da população que mostrou atitude e força neste momento difícil.

Mesmo ainda sem uma confirmação de abertura total do lado brasileiro, os paraguaios comemoraram a decisão e encerraram o protesto iniciado pela manhã e que bloqueou a passagem dos caminhões de carga.

Desta vez, não houve tumulto e o protesto foi pacífico. A Ponte da Amizade está fechada para turistas e compristas desde o dia 18 de março deste ano em virtude da pandemia de Covid-19. (Fonte: Catve).