A partir desta segunda-feira (16), aposentados e pensionistas do INSS que contestaram descontos em seus benefícios e aguardam resposta há mais de 15 dias úteis podem procurar as agências dos Correios para consultar o resultado da análise feita pelas entidades envolvidas. A medida amplia o acesso ao serviço, que antes estava restrito ao aplicativo Meu INSS e à Central 135.
Segundo o INSS, cerca de 3,2 milhões de beneficiários já registraram reclamações alegando não reconhecer vínculo com associações que efetuaram os descontos — o que representa 97% dos requerentes. Até agora, mais de 510 mil atendimentos presenciais já foram realizados nos Correios, o equivalente a 15,5% do total de reclamações.
Nas agências, o segurado poderá verificar se houve descontos em seu benefício, contestar valores, confirmar autorizações anteriores, acompanhar o resultado da contestação, analisar documentos enviados pelas associações e receber orientações sobre os próximos passos. Ao todo, 43 entidades estão sendo contestadas e o governo estima que cerca de 4 milhões de pessoas tenham sido prejudicadas por cobranças irregulares.
O ressarcimento dos valores indevidamente descontados também poderá ser solicitado nos Correios a partir desta segunda-feira. As associações contestadas têm 15 dias úteis para comprovar a autorização do desconto e a identidade do segurado. Caso a documentação não comprove o vínculo, o beneficiário poderá ter os valores ressarcidos. O INSS alerta que quem fez a contestação por telefone deve procurar os Correios ou o aplicativo para consultar o andamento do pedido, pois não é possível acessar os documentos via ligação telefônica.