Brasileira apareceu na quarta posição do ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
A quarta melhor árbitra do mundo é goioerense. Segundo ranking divulgado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), Edna Alves ficou entre as melhores de sua profissão em 2019. A eleição foi realizada por 90 especialistas e o resultado foi divulgado nesta semana.
Edina ficou atrás apenas de Stephanie Frappart, da França, eleita a melhor árbitra da Copa do Mundo Feminina, Anastasia Pustovoitova, da Rússia, e da alemã Bibiana Steinhaus, melhor do mundo do ano passado. A votação contemplou 21 profissionais de arbitragem de vários países, que receberam votos de 90 jornalistas especializados de todos os continentes.
Esta foi a segunda vez que a brasileira entrou no ranking da IFFHS. Em 2018, ela ficou na nona colocação na votação da entidade. Em 2019, Edina Alves fez história na arbitragem do Brasil ao ser a primeira mulher a apitar um jogo da Série A do Campeonato Brasileiro após 14 anos. Ela também esteve no quadro de profissionais que participaram da última Copa do Mundo Sub-17 e também da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na França.