Desde quarta-feira, 10, uma grande mobilização está acontecendo visando eliminar os focos da dengue em Goioerê, que apesar de estar com o maior índice de infestação já registrado, de 9,2%, quando o tolerável pela OMS é 1.0%, o município tem apenas um caso positivo. A ação visa impedir que casos novos surjam, colocando Goioerê em risco de uma nova epidemia.
Hoje, sexta-feira, 12, o arrastão está previsto para acontecer em dois pontos críticos do Bairro Santa Casa, que é o Parque do Povo e o Arroio Schimidt. No entanto as chuvas poderão comprometer a ação hoje.
No primeiro dia, quarta, o arrastão da dengue realizou os trabalhos na Vila Candeias de onde foram retirados 16 caminhões de lixo. Ontem, quinta, o arrastão concluiu a Vila Candeias e o Jardim Curitiba de onde foram retirados 24 caminhões de materiais inservíveis. Entre lixo, pneus, roupas. Plásticos, colchões, móveis velhos, garrafas entre outros materiais que estavam ajudando a servir de criadouro do mosquito Aedes Aegypt.
Estes três bairros foram os que tiveram o maior foco de infestação do mosquito no LIRA realizado no final do mês de janeiro. Segundo a Secretária de Saúde, novos arrastões da dengue irão acontecer, priorizando os pontos com os maiores focos.
No entanto, se os bairros que quiserem se antecipar, se organizando e mobilizando os moradores para realizarem uma ação de limpeza, as Secretarias de Saúde e Viação e Obras entram com o apoio, pois uma das maiores dificuldades neste momento é com a falta de equipe para trabalhar.