Nos relatos dos pioneiros na reunião, Quarto Centenário, que era conhecida por “Gato Preto” poderia ter recebido o nome de “Goiolandia”
Depois de mais e 15 anos, a Associação Goioerense de Pioneiros voltou a realizar uma reunião itinerante, projeto que foi iniciado pela presidente da entidade, Vera Ribeiro de Carvalho quando fundou em 2002 a Associação.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
Agora, 20 anos depois, Vera Carvalho preside a entidade que fundou e coloca em prática um de seu projetos que era a retomada das reuniões itinerantes, que, devido à pandemia, não pôde ser viabilizada, e foi retomada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Quarto Centenário que recebeu, na noite de segunda-feira, 25, cerca de 40 pioneiros de Goioerê.
Em sua fala, a presidente Vera Ribeiro frisou “que aquele resgate das reuniões itinerantes era um momento muito especial, enriquecedor, onde é possível fazer uma troca de conhecimentos entre os pioneiros, conhecer mais das suas histórias e ter uma momento divertido” a professora Vera falou de outra proposta que estava acontecendo naquela reunião itinerante, que é promover a união dos integrantes da Associação os Pioneiros com o Grupo da Terceira Idade, já que vários membros do grupo estavam presentes. “Somos duas instituições e a proposta é que os pioneiros passem a participar das atividades do Grupo da Terceira Idade e que integrantes grupo participem das nossas ações” – explicou.
Participaram da reunião o prefeito de Quarto Centenário, Akio Abe, a primeira dama e secretária Cida, e os secretários Carlos Augusto, Angela Tunin e o ex-prefeito José Paschoal do Prado. De Goioerê, o secretário de Cultura, Dhionata Macena e a diretora da Assistência Social, Carol Jordão estiveram presentes representando o prefeito Betinho Lima.
A Secretária de Educação e Cultura de Quarto Centenário, Angela Tunin, agradeceu o convite e falou do desejo que futuramente Quarto Centenário possa ter a sua Associação de Pioneiros e para isso contará com o suporte da associação de Goioerê.
O prefeito Akio ficou entusiasmado com a reunião e falou da importância de Quarto Centenário também resgatar sua história, Akio se disse emocionado de poder rever sua professora, quando estudou no Premen II, a presidente e professora Vera Ribeiro de Carvalho.
RELATOS. Durante a reunião dois pioneiros relataram alguns fatos da história de Quarto Centenário. O pioneiro e ex-prefeito José Paschoal leu uma carta que recebeu de um pioneiro, Adilio, que morou na cidade por 32 anos e havia se mudado e na carta relatou que seu pai, em 1957 ajudou na demarcação dos lotes e na carta explicou que o então distrito de Goioerê quase levou o nome de “Goiolândia” mas que seu pai que era de São Paulo, sugeriu colocar o nome de Quarto Centenário, já que sua cidade estava fazendo 400 anos.
RELATO DE KOZAN. O pioneiro Claudio Kozan lembrou também que conheceu Quarto Centenário “antes de ela existir, quando aqui era só mato e viu ser aberta e seu primeiro nome era “Gato Preto”. Naquela época, devido ao aniversário de São Paulo, tinha uma música que tocava muito nas rádios com o nome de Quarto Centenário” – narrou Claudio que revelou que o relato do seu José Paschoal o fez saber quem deu a sugestão do nome para o distrito.
CANTOS E BRINDES. Ainda durante a reunião os professores de canto de Quarto Centenário, Claudiney e Daiane, cantaram duas lindas músicas. De Goioerê os “Irmãos Alves” também se apresentaram. A reunião contou com o sorteio de brindes que tiveram como ganhadores os pioneiros Antonio Martins, 84 anos, e Josefa, 81 anos, como pioneiros mais velhos na reunião e a pioneira Laurinda que estava comemorando aniversário (os três de Goioerê) e a pioneira de Quarto Centenário, Angelita, que tinha o maior número de filhos, num total de 7.
A reunião itinerante foi encerrada com um coquetel que promoveu a confraternização dos grupos.