A falta de conscientização da população em relação a coleta seletiva levou o Ministério Público, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a ATA a tomarem uma decisão drástica. A partir do dia 4 de julho o caminhão de lixo da Prefeitura não recolherá nas residências o lixo úmido que conter material reciclado.
CAMPANHA. Nos próximos dias será realizada uma ampla campanha para alertar a população sobre a exigência da separação a partir de 4 de julho. Segundo o secretário e Agricultura, Antonio de Lima, desde que o programa da coleta seletiva foi implantado, com o caminhão passando uma vez por semana com os coletores da ATA estão fazendo o recolhimento do lixo reciclado deixado pelas famílias na frente da casa, cuja separação até o momento não era obrigatória.
No entanto a falta de consciência da população em fazer a separação correta, tem preocupado a Prefeitura, porque o número de lixo reciclado que está sendo misturado com o úmido, e depositado no Aterro Sanitário, contaminando o meio ambiente e diminuindo a vida útil do aterro, tem sido muito grande.
Dessa forma, o caminhão de lixo somente pegará nas residências o lixo úmido, ou seja, restos de comida, papel higiênicos, papel e plástico engordurados entre muitos outros não reciclado.
MULTA. Na campanha a população será orientada sobre quais materiais são lixo seco (reciclado) e lixo úmido. Além da ATA não recolher mais o material que estiver misturado, o responsável pelo lixo poderá ser multado.
SEPARADOS. o lixo produzido nas residências deverão ser separados em dois recipientes: seco e úmido. Na lixeira do lixo seco deverá ser depositado todo o tipo de material que pode ser reciclável como papel, vidro, metal e plástico. Já o lixo úmido inclui todo rejeito como papel higiênico, fralda descartável, papel ou plástico contaminado, sobra de comida e casca de frutas e legumes, dentre outros.
DIAS DA COLETA SELETIVA. A coleta do lixo reciclável é realizada uma vez por semana em Goioerê.
Na segunda-feira, o caminhão percorre o Jardim Morumbi, Colina Verde, Cidade Alta e Jardim Lindóia. Na terça-feira, o recolhimento é realizando na região central, Jardim Curitiba, e Jardins das Américas.
Quarta-feira, são atendidos os bairros: Vila Candeias, Jardim Galiléia, Jardim Primavera e Jaracatiá. Na quinta-feira, o lixo é coletado na Vila Guaíra, Jardim Tropical e Conjunto Bela Vista. Já nos bairros Santa Casa, Águas Claras e Jardim Universitário o reciclável é recolhido sempre as sextas-feiras.
LIXO ÚMIDO. O recolhimento do lixo úmido é realizado às segundas, quartas, sextas e sábado na região central e as segundas, quartas e sextas nos demais bairros, com exceção do Jaracatiá que é recolhido na quarta-feira e no sábado.