O que supostamente teria ocorrido com uma criança de apenas 4 anos de idade em Goioerê, que teria se auto mutilado cortando os pulsos e agredindo o pai sobre a influência da boneca Momo, tem se repetido em cidades do Paraná entre elas Umuarama e Cianorte.
Em Mundo Novo, Campo Grande, uma garota de 11 anos de idade, filha de um policial militar, foi encontrada morta com um tiro na cabeça, na noite deste domingo (17).
Apesar de não haver qualquer indício de relação direta, a ocorrência em MS coincide com rumores que circularam na internet sobre a veiculação de vídeos com desafios suicidas usando a figura da ‘boneca Momo’. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul está apurando as circunstâncias da morte.
A figura bizarra da Momo, uma espécie de demônio, tem aparecido em vídeos da plataforma do GoogleBRASIL EM ALERTA.
E nesta segunda-feira o assunto está tomando conta da imprensa em nível de Brasil. O próprio Google em nota emitida pela assessoria de imprensa pede aos pais que denunciem esse tipo de conteúdo.
GOIOERÊ.
Em Goioerê apesar das informações que vem circulando na imprensa, a Tribuna procurou alguns órgãos ligados ao atendimento de menor, entre eles o Conselho Tutelar, que informou que até amanhã desta segunda-feira, 18, nenhuma informação oficial havia chegado àquele órgão dando conta de uma criança de 4 anos de idade residente no Jardim Curitiba que teria tentado a prática de suicídio cortando os pulsos.
Situação que pode ter sido registrado por outros órgãos da rede de atendimento à criança, o que no entanto, não foi o caso do Conselho Tutelar que não tem conhecimento oficial do caso. A falta de um registro oficial não significa que o fato não ocorreu, pois os pais podem não ter registrado a ocorrência.
ATENÇÃO!!!ENTENDA O QUE É A MOMO
Os pais de crianças e adolescentes devem ficar atentos aos conteúdos do YouTube Kids. Isso porque a figura bizarra da Momo, uma espécie de demônio, tem aparecido em vídeos da plataforma do Google. Segundo relatos da internet, o boneco surge em filmagens de slimes e até mesmo em desenhos animados.
Na mensagem, a personagem ensina, passo a passo, como as crianças devem fazer para se matarem, cortando os pulsos. Até mesmo a personalidade da mídia Kim Kardashian publicou um alerta no seu Instagram para que os pais fiquem atentos aos conteúdos.
Por meio da assessoria de imprensa, o Google disse que “apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade”. No entanto, pede para que os pais denunciem esse tipo de conteúdo. Veja a íntegra do comunicado abaixo.
Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Desafio Momo – prestamos muita atenção nisso. Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade.
É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio / personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e / ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids.”