Afirmando que o custo mensal do Pronto Atendimento da Santa Casa de Goioerê atinge cerca de R$ 200 mil por mês, contra um repasse de pouco mais de R$ 150 mil por parte da Prefeitura, representando um déficit de cerca de R$ 50 mil mensal em relação aos encargos financeiros para manter o Pronto Atendimento, o provedor da Santa Casa de Goioerê, Gerson Antonio de Brito reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira, 22, quando apresentou os números de atendimentos prestado pelo P.A de janeiro a dezembro de 2019, que foi de 35.902 atendimentos nos últimos 12 meses do último ano, representando cerca de 2.991 média mensal atendimento mensal. Desse total, 30.794 foi de atendimentos prestados para pacientes de Goioerê e o restante da região.
São números que segundo o Provedor, Gerson de Brito, está acima da estimativa prevista, que segundo ele, vem aumentando consideravelmente.
De acordo com o relatório apresentado, do total de atendimentos cerca de 54% não são considerados de emergência, o que segundo o Provedor poderiam perfeitamente serem realizados nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.
Outro detalhe apontado é que o número de pacientes que procuram o Pronto Atendimento após às 18:00 horas, tem sido grande.
Gerson destaca que se o atendimento das UBS fossem prestados com mais eficiência o número de atendimentos no P.A cairia. O que, segundo ele, não ocorre em razão da necessidade dos pacientes terem que se deslocar nas UBS de madrugada e muitos não conseguem serem atendimentos e procuram o Pronto Atendimento aumentando em muito o fluxo de atendimento no P.A.
APELO. A direção da Santa Casa de Goioerê, apela para que os usuários com problema de baixa emergência procurem as Unidades de Saúde dos Bairros durante o dia. E, com isso, desafoga o fluxo de atendimento no P.A., que vem enfrentando dificuldades devido ao grande fluxo de pacientes que atinge cerca de 100 pacientes diariamente. Número este que aumenta nos finais de semana (sábado e domingo) – frisou Gerson de Brito.
MAIS MÉDICO. Diante do grande fluxo de atendimento que vem se registrando no P.A, o Provedor da Santa Casa, Gerson de Brito, está buscando junto a Secretaria Municipal da Saúde, a possibilidade da contratação de mais um médico no Pronto Atendimento, para atender no horário das 18 às 24 horas.