Dentro do importante trabalho de preservação do meio ambiente que tem sido destaque na administração do prefeito Rafael “Bolacha”, voltado a destinação final do lixo doméstico, o aterro sanitário de Moreira Sales está recebendo novas valas com geomembrana que tem como objetivo proteger o meio ambiente impedindo que o material (chorume) atinja o lençol freático.
O trabalho da perfuração das valas e a instalação da lona de proteção (geomembrana) e todo o acabamento final, está sendo realizado por funcionários de Departamento de obras da Prefeitura de Moreira Sales.
SEPARAÇÃO. Ao comentar o elevado custo final da instalação das novas valas do aterro sanitário, o prefeito Rafael “Bolacha” reafirma o importante programa de coleta seletiva através da separação do lixo orgânico (restos de comida em geral) do lixo seco (plástico, garrafas pet, caixas de leite, pneus, etc).
Com a coleta seletiva só é direcionado ao aterro sanitário, o lixo molhado (orgânico) enquanto que o lixo seco vai para a coleta seletiva resultando em recursos para os coletores da Associação de Coletores de Material Reciclável de Moreira Sales.
Ainda de acordo com o prefeito, a separação do lixo orgânico do reciclado possibilita uma maior vida útil do aterro sanitário, evitando assim gastos desnecessários da Prefeitura na perfuração de novas valas.