MATÉRIA ATUALIZADA
A Organização Mundial da Saúde também afirmou, nesta quarta (1º), que já vinha monitorando rigorosamente o vírus da gripe encontrado em porcos, na China, que ganhou repercussão esta semana – e que esse vírus não é novo.
O diretor-executivo do programa de emergências, Michael Ryan, explicou que o vírus está sob vigilância desde 2011 e que a pesquisa publicada na segunda-feira (29) reúne dados desde essa época.
Cientistas chineses publicaram uma descrição do vírus na revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Eles identificaram, em porcos, uma nova cepa do vírus da gripe, parecido com o H1N1, que causou uma pandemia em 2009. Os pesquisadores descobriram evidências de infecção recente em pessoas que trabalham na indústria de suínos. Eles afirmaram que, até o momento, o vírus não representou uma grande ameaça, mas alertaram que ele tem potencial para sofrer mutações e se espalhar rapidamente entre os humanos.
Apesar de ter ressaltado várias vezes que esse vírus não é novo, o chefe de emergências da OMS disse que existem vários tipos de vírus da gripe com potencial pandêmico e que é preciso ficar constantemente sob alerta.
Fonte: G1