Neste sábado, 20, a Associação Banestado vai reviver os momentos áureos do legendário Bar Alternativo que está completando 18 anos com direito a um grande show com seis bandas e muito rock roll.
As atrações do Bar Alternativo são: Banda Ventania às 20 horas, na sequencia Família Devir, Magos do Destino, Anjos Karicatos, Legião Urbana Dois e encerra às 00:30 horas com a banda Pearl Jam Cover.
BAR ALTERNATIVO: UMA HISTÓRIA DE 10 AMIGOS
Falar em Bar Alternativo é necessário lembrar do Clube dos 10, pois foram 10 amigos que de uma ideia ,louca do músico Djalma Ramos, criaram o clube para trazer o rock para Goioerê.
E tudo começou em 2001, em um barzinho maringaense chamado Zap, onde Djalma Ramos junto com Adauto Mazonas e Stone Ferrari curtiam uma banda “tocando magnificamente clássicos do rock”.
Djalma conta que ficou deslumbrado. A banda se chamava Jamaica 70. “Decidi que voltando para Goioerê iria arrumar uma maneira de trazer aquela banda para tocar em Goioerê” – comenta Djalma.
Naquela época, as festas de rock raramente davam certas. “Estabeleci como desafio reverter essa mentalidade” e lembra que fez o orçamento do evento.
Montou um grupo de dez amigos para ratear o custo da festa e distribuir as tarefas na organização do evento, buscando o máximo de qualidade.
Assim nasceu o Clube dos 10. Um grupo solidário, cooperativo e que dava auto sustentabilidade para os eventos que ganhou o nome de Bar Alternativo.
O lucro de cada festa já era destinado para a festa seguinte. Foi o Clube dos 10 que criou e patrocinou a Tenda Alternativa que era um palco montado nos eventos do Vida Verão, onde as bandas de Goioerê tocavam. E dentro da linha de eventos, o Clube dos 10 ainda realizou o Goioerê Pró-Rock.
Djalma comenta que o segredo da longevidade do Bar Alternativo, talvez esteja na manutenção da sua essência. “A fomentação e oxigenação da cultura musical alternativa auto sustentável e sem fins lucrativos individuais, sempre com criatividade”.
Os primeiros integrantes do Clube dos 10 foram: Djalma Ramos, Edmar Néris, Adauto Mazonas, Marcos Carmona, Milton Ferreira Lima, Ronaldo Almeida, César Takashi, Júnior Sena, Luis Armando e Marcelo Detófol.