Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Barriga que não volta após o parto? Dra. Fernanda Godoi explica como tratar a diástase abdominal

sábado, 12 julho de 2025.
Após o parto, muitas mulheres se deparam com uma queixa comum: a sensação de que a barriga “não voltou ao lugar”. Em muitos casos, isso pode estar relacionado à diástase abdominal, uma condição frequente, mas ainda pouco compreendida pela maioria das mães.
O que é a diástase abdominal?
A diástase ocorre quando há um afastamento dos músculos retos abdominais ao longo da linha alba , uma faixa de tecido conjuntivo que liga esses músculos. Esse afastamento é natural durante a gestação, pois o útero cresce e pressiona a parede abdominal. O problema se instala quando, após o parto, esses músculos não retornam à sua posição original.
Segundo estudos, cerca de 40% continuam com a separação dos retos abdominais, mesmo seis meses após o parto, caso não haja um acompanhamento adequado (Sperstad et al., 2016 – British Journal of Sports Medicine).
Como identificar a diástase?
Os principais sinais da diástase incluem:
•Barriga estufada durante o esforço abdominal
– Sensação de flacidez abdominal constante
•Dificuldade para contrair o abdômen
•Dor lombar constante
•Em alguns casos, é possível ver ou sentir um “afundamento” no meio da barriga
O diagnóstico pode ser feito por um fisioterapeuta especializado, com avaliação clínica e, se necessário, o auxílio de ultrassonografia.
Como a fisioterapia pode ajudar?
A fisioterapia pélvica através da reabilitação abdomino-pélvica e por meio de abordagens específicas, auxilia na reaproximação dos músculos retos abdominais, fortalecimento  do core e no reequilibrar da função abdominal e do assoalho pélvico.
Além disso, o tratamento ajuda na melhora da postura, reduz dores lombares e pélvicas e previne problemas futuros como incontinência urinária e prolapsos, que podem estar associados à fraqueza dessa região.
Atendimento em Goioerê
Se você está no pós-parto e sente que sua barriga não voltou ao lugar, a recuperação é possível com o tratamento certo! A Dra. Fernanda Godoi, fisioterapeuta especializada em saúde da mulher e fisioterapia pélvica, realiza atendimentos personalizados na Clínica Vivaz – Saúde Integrada, em Goioerê.
Com técnicas seguras, acompanhamento humanizado e protocolos baseados em evidências científicas, você pode reconquistar sua força abdominal, autoconfiança e bem-estar.