Em uma semana Goioerê registrou 52 casos novos casos. Foi uma semana preocupante e que não se viu novas ações da Administração que pudesse conter esse crescimento tão acentuado registrado nos últimos 7 dias.
Na última sexta-feira, 3 Goioerê tinha 97 casos positivos e duas mortes. Sete dias depois, sexta-feira, 10, são 149 casos confirmados e três mortes. A fala de algumas lideranças nesta semana, foi de que a população não entendeu que Goioerê está inserida na pandemia que já matou no Brasil mais 69 MIL pessoas. No Paraná são 961 mortes causada pelo Covid-19. Em Goioerê 3 pessoas perderam a vida.
A opinião é que tanto a população como a Administração acredita que Goioerê está envolto em uma bolha e preferem seguir a vida e disseminar a ideia do “não crie pânico”. O vírus é real e que não tem mais endereço. Está em todos os lugares. Nas casas, na rua, no comércio.
Nesta semana o prefeito chegou a afirmar que a população está usando máscaras. Verdade, está mesmo, mas de forma errada o que torna sua eficácia bem baixa.
Existem pessoas com covid-19, que deveriam estar isoladas assim como pessoas suspeitas e monitoradas, mas estão nas ruas, tentando levar uma quase normal. Pessoas que sabem que esteve com pacientes positivo e fingem que nada aconteceu, e assim a vida segue em Goioerê sem medo, porque até as mortes “são mentiras”. Isso mesmo, quando a Tribuna divulgou a última morte em Goioerê, nas redes sociais teve comentários duvidando e até afirmando ser mentira. Comentários do tipo, “e daí”, “tudo normal”, são as frases que mais se lê nas redes sociais a cada boletim divulgado.
A Tribuna não defende o fechamento do comércio. Mas acredita e por isso cobra, medidas que possam fazer a população se despertar para a realidade. Medidas como horários reduzidos para alguns setores, finais de semana mais restritivo para serviços não essenciais, fiscais nas ruas bem visíveis, com coletes, abordando e orientando quem descumpre ou faz o uso errado de máscaras e ações que façam a população enxergar que há algo de errado e que é preciso mudar hábitos e atitudes, como se exige para quem está dentro de uma epidemia.
UTI DE GOIOERÊ. Enquanto isso, a UTI Covid de Goioerê segue lutando para salvar vidas. O provedor da Santa Casa, Gerson de Brito, informou na noite de ontem, quinta-feira, 9, que a UTI tinha 3 pacientes de Goioerê com covid, sendo dois homens, de 44 e 88 anos, e, uma mulher de 79 anos. Uma paciente de Mamborê, de 79 anos que aguarda o resultado do teste e uma mulher de 60 anos de Moreira Sales, também suspeita, aguardando o resultado.