O Depen (Departamento Penitenciário), através da Coordenação Regional em Maringá, terminou na sexta-feira (2) a transferência de todos os homens presos na Cadeia Pública de Mandaguari que não tinham condenações por crimes sexuais, assim como todas as mulheres presas na Cadeia de Mandaguari foram transferidas para a Cadeia Pública de Astorga, que também passou a ser uma Cadeia destinada a um perfil único de apenados.
O Depen pretende reclassificar os presos e custodiá-los em estabelecimentos com presos com o mesmo perfil, cumprindo o que determina a LEP – Lei de Execuções Penais. A Cadeia de Goioerê está passando pelo mesmo processo e será transformada em presídio feminino. Na última semana 51 presos foram transferidos da Cadeia de Goioerê para a Penitenciária de Cruzeiro do Oeste. No decorrer desta semana a previsão é que os demais 80 presos também sejam transferidos, quando então iniciará o processo de transferência de mulheres presas para Goioerê.
MANDAGUARI. Em oito dias foram movimentados e transferidos em escoltas de 230 presos com emprego de grande aparato de segurança que contou com os agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais de Maringá – SOE, agentes penitenciários e de cadeia além de agentes da Central de Transporte da Regional do Depen e agentes do GSI – Grupo de Segurança Interna da Casa de Custódia de Maringá e Penitenciária Estadual de Maringá, e policiais civis das Delegacias de Maringá, Sarandi e Mandaguari.
TRANSFERÊNCIAS:
64 presos da Cadeia Pública de Mandaguari para a Casa de Custódia de Maringá que não tinham condenações por crimes sexuais;
– 41 presos com condenações por crimes sexuais da Casa de Custódia de Maringá para a Cadeia Pública de Mandaguari;
– 24 presos com condenações por crimes sexuais da Penitenciaria Estadual de Maringá para a Cadeia Pública de Mandaguari.
– Foram transferidas 10 mulheres da Cadeia Pública de Mandaguari para a Cadeia Pública de AstorgA
– 11 presos condenados por crimes diversos e com medida de segurança – presos de “seguro”, foram transferidos para a Cadeia Pública de Sarandi;
– 11 presos com condenações por crimes sexuais foram transferidos da Cadeia Pública de Sarandi para Cadeia Pública de Mandaguari.