Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Goioerê realizada na noite de ontem,segunda-feira, 25, os vereadores aprovaram por unanimidade Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo através do qual foi extinta a empresa de economia Codesa (Companhia de Desenvolvimento e Saneamento S/A).
Anteriormente, a extinção da empresa foi aprovada em assembleia, em janeiro, com a participação dos acionistas, assim como da Prefeitura que detém 51% das ações, quando ficou definido que a Prefeitura assumiria as dívidas da empresa, em torno de R$ 3 milhões e 500 mil, assim como o passivo, envolvendo a área da pedreira, com cerca de 4 alqueires e equipamentos, avaliados em cerca de R$ 300 mil. As dívidas assumidas pela Prefeitura envolve ações trabalhistas, alguns fornecedores e encargos sociais.
ASSUMIU. Com a aprovação da extinção definitiva da Codesa a Câmara autorizou a Prefeitura a assumir as dívidas deixadas pela empresa que hà cerca de 10 anos está com suas atividades paralisadas.
Agora, com a aprovação da extinção através do Projeto de Lei a Prefeitura vai buscar o parcelamento das dividas assumidas, principalmente com encargos sociais em âmbito estadual e federal através de Refis com os débitos podendo ser parcelado em até 20 anos.
Uma decisão importante assumida pelo prefeito Pedro Coelho e que coloca um ponto final num problema que vinha se arrastando a anos e que estava provocando sérios problemas para administração em relação a certidões negativas decorrentes de encargos federais da Codesa, e que deixa de existir em razão da Prefeitura ter assumido o passivo da extinta empresa de economia mista.