A sessão da Câmara de Goioerê que acontece na noite desta segunda-feira, 14, será marcada marcada por uma pauta intensa com projetos de lei, requerimentos e indicações direcionadas ao Poder Executivo com foco em demandas da população, valorização de profissionais, infraestrutura e políticas públicas sociais.
Léo da Autoescola apresenta o Projeto de Lei nº 026/17/2025, que propõe a concessão de auxílio-transporte para estudantes de ensino superior. A proposta visa apoiar financeiramente os estudantes goioerenses que se deslocam para cursar a faculdade em outras cidades, garantindo acesso mais igualitário à educação.
Ainda em sua atuação, o vereador também protocolou o Requerimento nº 026/2025, solicitando informações à Secretaria de Assistência Social sobre a existência de políticas públicas e projetos voltados ao acolhimento de pessoas em situação de rua, principalmente na região da Praça da Estação Rodoviária.
As vereadoras Aline Suellem Batista e Ivonete Avelina da Rocha assinaram juntas o Projeto de Lei nº 027/17/2025, que busca instituir no calendário oficial do município o Dia da Mãe Atípica, a ser comemorado em 23 de maio, como forma de valorização e visibilidade às mães de crianças com deficiências ou necessidades especiais.
As mesmas parlamentares também protocolaram o Requerimento nº 025/2025, solicitando à Prefeitura informações sobre os gastos com energia elétrica em prédios públicos e a possibilidade de implantação de energia solar fotovoltaica como alternativa sustentável para redução de custos.
Fabiano Aparecido Barboza apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/17/2025, que concede Título de Cidadão Honorário ao 1º Sargento Ademir Peres de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros de Goioerê, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da segurança e bem-estar da comunidade.
Marcelo Gaúcho apresentou o Requerimento nº 027/2025, solicitando fiscalização quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 3.028/2023, que obriga a Copel a notificar empresas de telecomunicações para realizarem o alinhamento e remoção de fiações irregulares nos postes da cidade. Marcelo também assina, ao lado da vereadora Ivonete, a Indicação nº 099/2025, que propõe a elaboração de um projeto de lei que permita ao Executivo repassar incentivo financeiro adicional aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.
Em outra frente, o vereador também teve aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei nº 022/17/2025, que altera a redação da norma que institui o Dia do Antigomobilista no calendário municipal.
Amarildo Alves é autor de duas indicações. Na Indicação nº 095/2025, propõe que a Prefeitura estude a aquisição de um terreno particular na confluência das Avenidas Paraná e Pérola, que já possui parque infantil e quadra de bocha, visando melhorias no local. Já na Indicação nº 096/2025, Amarildo solicita manutenção nos ares-condicionados da UBS do Jardim Universitário, especialmente nas salas de odontologia e recepção.
Joaquim Rafael Neto protocola a Indicação nº 097/2025, pedindo a instalação de toldo na entrada da Escola Municipal Dr. Daniel Portela, em Jaracatiá, e limpeza regular nas quadras das escolas municipais. Na Indicação nº 098/2025, o vereador solicitou a instalação de placas de identificação dos setores de Endemias, Vigilância Sanitária e Epidemiológica nas antigas instalações da Biblioteca Cidadã.
Por fim, o Executivo Municipal também encaminhou à Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 001/17/2025, que trata da contribuição para custeio da iluminação pública, e o Projeto de Lei nº 023/17/2025, que autoriza abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente.
A movimentação dos vereadores reforça o papel fiscalizador e propositivo do Legislativo, atuando de forma diversificada para atender as demandas da população goioerense em diversas áreas.