Por iniciativa do vereador Kleber Paraíba, com o apoio dos demais vereadores, a Câmara Municipal de Goioerê realizará na noite desta segunda-feira, 3, a entrega de uma Moção de Louvor à Escola Padre Anchieta – APAE de Goioerê.
A homenagem celebra os 52 anos de fundação da Apae, que será comemorado neste ano de 2024, que será recebida pelo presidente Mauro Nishimura, e a Graziella Gorri Pareja Evangelista pela excelência de gestão nestes 15 anos que está na direção da escola.
A APAE de Goioerê iniciou suas atividades em 17 de dezembro de 1972. A fundação da APAE surgiu de uma conversa entre o saudoso casal Euzébio e Eloá Ghiotto e o então Presidente Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, Dr. Justino Alves Pereira. Inicialmente, a instituição funcionou em uma edificação cedida pela Cúria Diocesana de Campo Mourão, que anteriormente abrigava o Colégio Nossa Senhora das Candeias, situado à rua Pedro Parigot de Souza, 109.
Em 7 de outubro de 1976, sob a gestão de Idalina Tavares Barreiros, foi lançada a pedra fundamental da sede própria da APAE, localizada na Rua Mario Ribeiro, 77, onde a instituição funciona atualmente.
Desde a sua fundação, a APAE de Goioerê contou com vários presidentes, incluindo Padre Luige Depaoli, Idalina Tavares Barreiros, Dr. Zilmar Aguieiras, Fuad Kiffuri, Nelson Teixeira de Barros, Maria de Lourdes Freire Barros, Paulo Sergio Henrique, Antonio Carlos Sestak, Moacir Fortis, e desde 2020, Mauro Nishimura, que está em sua segunda gestão.
A professora Graziella Gorri Pareja Evangelista, que assumiu a direção da APAE em 2009, tem realizado um trabalho reconhecido, sendo responsável por diversos projetos.