Palestras nos colégios estaduais e no campus do IFPR de Goioerê
Desde o início do mês a Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – e das Unidades de Saúde, está desenvolvendo ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e sua forma de prevenção. Em todo país, o mês de setembro é destinado ao tema através do “Setembro Amarelo”.
Segundo a secretária de Saúde, Mônica Souza, a programação já realizou palestras dos dias 10 a 17, que aconteceram em alguns colégios de Goioerê com o tema “Valorização da Vida”. Nesta terça-feira, 18, a palestra está acontecendo para os alunos do campus do IFPR de Goioerê. Aconteceu pela manhã e a tarde novamente. Amanhã, quarta-feira, 19, acontece a oficina de capacitação aos servidores do IFPR, já que este é um problema grave entre adolescentes.
Ainda na quarta-feira, 19, a equipe da Saúde irá participar da palestra com o Dr. Guilherme Dereneuson, que será realizada no campus do IFPR.
PALESTRA PARA COMUNIDADE
Na quarta-feira, 26, com início às 19 horas, no salão do Sismug, a psicóloga Camila Lemes realizará importante palestra que será aberta a toda população. Com o tema “Trabalhando juntos para prevenir o suicídio” a psicóloga irá alertar a comunidade para um problema que está mais próximo do que se imagina. Orientará sobre os sinais de uma pessoa com pensamentos suicidas e como ajuda-la.
No dia 27 de setembro, às 19 horas está programada reunião familiar no Caps.
AÇÃO NA PRAÇA
E encerrando a programação, no dia 29, na praça da igreja Matriz, uma grande ação de conscientização acontecerá tendo a frente as equipes do Caps, Nasf e a Unidade de Saúde do Jardim Tropical com o apoio da Casa da Cultura que entre as apresentações, terá a dança Flasmob dentro do tema suicídio.
SUICÍDIO MATA MAIS QUE AIDS E CÂNCER
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens.
De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.