A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de concessão dos lotes 4 e 5 do programa de rodovias do Paraná, com leilões marcados para outubro na Bolsa de Valores em São Paulo. Os dois lotes preveem 1.058 quilômetros de estradas concedidas e R$ 29,8 bilhões em investimentos, beneficiando diretamente Campo Mourão e diversas regiões do Estado.
Com a reativação do pedágio, voltará também a cobrança de tarifas nas rodovias, dentro do modelo de menor tarifa-base por quilômetro rodado, sem outorga ao governo, garantindo a execução das obras com valores considerados justos para os usuários.
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LOTE 4 – Prevê 627,5 km de estradas, passando por cidades do Noroeste, Norte e Oeste do Paraná, conectando Guaíra (fronteira com o Paraguai) a Nova Londrina (divisa com São Paulo). O lote inclui a duplicação de trechos importantes como a PR-323 nas regiões de Maringá, Cianorte e Umuarama, com impacto direto no tráfego de Campo Mourão. Outras cidades beneficiadas serão Londrina, Maringá e áreas vizinhas, com previsão de duplicações, contornos e ciclovias.
LOTE 5 – Abrange 430,7 km em trechos das BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, contemplando o Oeste e Noroeste do Paraná, facilitando a ligação entre Mato Grosso do Sul, Paraguai e o Paraná. O lote inclui obras como o Contorno de Guaíra e duplicações de rodovias que conectam regiões produtivas do Estado.
A concessão prevê cobrança de pedágio pela menor tarifa por quilômetro rodado, sem cobrança de outorga, garantindo que os investimentos se convertam em melhorias efetivas. As propostas devem ser entregues em outubro, e os contratos estão previstos para serem assinados até fevereiro de 2026.