No próximo sábado, dia 14 de outubro, acontecerá o eclipse solar parcial. Para as pessoas que curtem o fenômeno, o campus da UEM de Goioerê estará realizando a observação na tarde de sábado, a partir das 16 horas. Ao todo serão três eventos onde além de ver o eclipse, o participante também poderá participar de uma palestra com muitas informações e curiosidades a respeito do assunto. O evento é uma ação dos cursos de Licenciatura em Física e Física Médica.
OBSERVAÇÃO. Às 16:00 horas terá início à observação do eclipse solar parcial, um evento de rara ocorrência na astronomia, conforme cita o Professor Dr. Robson Ferrari Muniz, lembrando que o último eclipse solar aconteceu ao final de 2020.
Para a observação, será utilizado o Telescópio Celestron Cassegrain de 9,25 polegadas, que oferece uma ampliação impressionante da imagem. Para garantir uma observação segura e detalhada, o professor explica que será utilizado um filtro solar recentemente adquirido, que reduzirá a elevada intensidade da luz solar.
“O telescópio está equipado com uma montagem motorizada que, graças ao sistema GO TO, permite um alinhamento preciso e o acompanhamento contínuo do movimento do Sol durante o eclipse” – afirma o professor Robson Ferrari Muniz.
PALESTRA. Logo após a observação, acontecerá das 17:10 às 18:10 horas a palestra ministrada por alunos do terceiro ano do curso de Física Médica. Esta palestra tem o objetivo de desmistificar o fenômeno do eclipse solar e estabelecer conexões com a visita histórica do renomado físico Albert Einstein ao Brasil.
O evento tem como objetivo divulgar a ciência para os alunos de escolas municipais de Goioerê, chamando a atenção com esse evento astronômico relativamente raro, no qual, temos a possibilidade de observar de forma privilegiada pelo telescópio presente na universidade. As vagas serão limitadas e devem ser preenchidas e as pessoas interessadas devem ligar no CRG pelo telefone (44) 3521-8700 e deixar o nome.
A palestra será para informar e aguçar a curiosidade das pessoas presentes sobre esse evento astronômico que demorou séculos para ser entendido e que ainda sofre de muitos preconceitos em âmbitos culturais ao redor do mundo. “Vamos relembrar brevemente que, um evento astronômico do tipo, em 1919, foi um dos responsáveis por comprovar, experimentalmente , a teoria da relatividade geral, sendo também, o motivo pelo o qual Albert Einstein visitou a cidade de Sobral-CE, no Brasil.
PLANETAS. Após a palestra, o telescópio será direcionado para a observação dos planetas do sistema solar, e estará disponível para quem desejar explorar esses corpos celestes até as 20:00 horas.
Será uma oportunidade única de explorar o sistema solar em detalhes, sob a orientação dos organizadores, os alunos Rodrigo Gabriel Bueno, Julia Esperandio Barbosa e Bruno Lucio e do Professor Dr. Robson Ferrari Muniz.