O diretor do Campus Regional da UEM de Goioerê, Gilson Croscato reuniu a imprensa e lideranças para apresentar as conquistas do CRG, projetos e ações que estão ocorrendo mesmo sem aula presencial.
“A UEM está ativa e ações acontecem dentro da Universidade” – comentou Gilson Croscato, anunciando que o campus ganhou um laboratório completo de informática e a liberação da contrapartida da UEM para a construção de dois novos blocos.
Além da imprensa, estava presente na reunião o vereador José Soares, o provedor da Santa Casa, Gerson de Brito e o goioerense Betinho Lima, que segundo Gilson Croscato, foi a pessoa que articulou junto ao Governo do Estado a liberação da contrapartida da UEM, para que a construção dos Bloco da Biblioteca e o Bloco Espaço acadêmico, possa ser construído.
Gilson explicou que o deputado Hermes Frangão Parcianello destinou duas emendas, cada uma no valor de R$ 700 mil, uma delas com dinheiro na conta e outra agora entra no processo de licitação, mas que estavam parados porque a UEM não tinha a contrapartida, mas que com a ajuda de Betinho Lima, o Governo liberou o recurso para a UEM. Dois importantes blocos, que quando entrarem em funcionamento, vão permitir que o campus tenha novas salas de aulas disponíveis,
Gilson fez questão de destacar que Betinho Lima foi um divisor de águas para o campus, trazendo grandes conquistas como os dois novos cursos que estarão no vestibular de verão: Ciências Naturais e Física Médica (de inverno foi suspenso), e a ampliação do campus.
Ao usar da palavra, Betinho Lima enfatizou que trabalhar ao lado do Governador Ratinho Junior abriu as portas das Secretarias de Estado, para que conseguisse atender as demandas que foram solicitadas por diversos setores. Além da UEM, Betinho destacou a liberação da UTI para a Santa Casa e a transformação da cadeia de Goioerê em feminina, que desde que mudou não teve mais fugas, resolvendo um grande problema.
Ele não falou, mas adiantou que novas conquistas que tiveram sua articulação, acontecerão este ano e que sua passagem pelo Governo lhe deu a experiência na gestão pública e ampliasse seus contatos, permitindo que pudesse ser um canal direto das lideranças de Goioerê com o Governo do Estado.
VAGAS REMANSCENTES. Ainda na reunião Gilson Croscato que no próximo dia 18 a UEM abrirá inscrições para quem realizou o Enem tentarem entrar na universidade através das vagas remanescentes.
Serão apenas três dias de inscrição e o único requisito será a participação no ENEM, mesmo que não tenha realizado o vestibular na UEM.
ESTRUTURA DO CRG. Gilson falou da estrutura do CRG, que conta com cerca de 250 alunos estudando nos 4 cursos ofertados: Engenharia Têxtil, Engenharia de Produção, Licenciatura em Física e Licenciatura Plena em Ciências. A partir de 2020 o CRG contará com Ciências Naturais e Física Médica. São 63 servidores, sendo 40 docentes.
Gilson discorreu sobre alguns projetos internos que estão ocorrendo como a confecção de máscaras com estudos sobre os melhores tecidos e mais eficientes. Segundo Gilson o CRG já realizou a doação de máscaras para a Saúde e a ATA de Goioerê cerca de novas mil máscaras estão sendo confeccionadas para serem doadas na comunidade de Goioerê.
Sobre as aulas presencias, Gilson explicou que a UEM fez uma pesquisa e identificou que 10% dos alunos da UEM não teriam acesso as aulas online e por este motivo optou pela suspensão das aulas para não prejudicar os alunos. No entanto, aulas de pós graduação e atividades de pesquisa e extensão continuam acontecendo mesmo neste período de pandemia do coronavírus.