O câncer de pele é a forma mais incidente de câncer, correspondendo a 31,3% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil, segundo cirurgiã oncologista Dra. Mariana Thaís Moreira, do Hospital do Câncer Uopeccan, que realizou importate palestra sobre o tema na noite de terça-feira, 14, em Goioerê, alertando para a campanha “Dezembro Laranja” criado com objetivo de reforçar a importância do autocuidado para prevenir a doença.
O câncer de pele são conhecidos como melanoma e não melanoma, ao contrário de outros tipos de cânceres, ele pode ser evitado na maioria das vezes, já que a causa responsável pela causa desse tumor é a exposição ao sol sem os devidos cuidados”, explica a Drª Mariana, alertando que o protetor solar deve ser usado até mesmo em dias nublados e no trabalho.
A Dra Mariana explicou que a maior incidência do câncer de pele ocorre em pessoas de pele, olhos e cabelos claros, e pessoas idosas. mais avançada, embora com menos frequência em crianças e pessoas com mais escuras.
Ela alertou para os sinais para um possível câncer de pele: feridas que demoram mais de quatro semanas para cicatrizar e manchas que sangram, ardem, descamam ou coçam, entre muitas outras informações importantes sobre o câncer de pele.
A palestra foi uma ação do Comitê Mulher Sicredi de Goioerê em parceria com a Associação Comercial e foi aberta pelo gerente da agência de Goioerê, Josué Rizzo que explicou que o Sicredi, atua pensando nas pessoas e que o Comitê Mulher está atenta ao que está acontecendo e demandando ações que possam beneficiar a comunidade, como a importante palestra sobre o câncer de pele, destacando o trabalho da líder do Comitê, Maria Venilce e agradecendo a Uopeccan, través de seu fundador, Wilson Riedlinger, que estava presente quando se disponibilizou a retornar outras vezes para Goioerê trazendo informações para a população.