Na próxima terça-feira, 10, será o Dia Mundial da Saúde Mental, um tema muito importante e que afeta um grande número de pessoas, que por falta de informação ou preconceito não busca ajuda . Em Goioerê o Caps tem desenvolvido um excelente trabalho com estes pacientes, e com objetivo de lembrar a data e chamar a atenção para a Saúde Mental, o Comitê Mulher Sicredi se uniu ao órgão e realizaram uma caminhada na manhã deste sábado, 7.
A caminhada contou a presença de profissionais da Secretaria de Saúde, pacientes do CAPS, Comitê Mulher Sicredi, Comitê Jovem do Sicredi, além do apoio de outras secretarias. O prefeito Betinho Lima esteve presente na saída da caminhada e parabenizou a parceria e iniciativa, alertando a população para saúde mental.
Jéssica Cateli Soares Mardegan, Coordenadora do CAPS – I, destaca que, desde que a data foi criada, muitos progressos ocorreram no campo da saúde mental, possibilitando tratamentos mais adequados a cada patologia e eficiência no diagnóstico de transtornos mentais.
Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
EXPOSIÇÃO DE PINTURAS. A parceria do Comitê Mulher Sicredi com o Caps continua na próxima semana, quando promoverão a exposição de pinturas produzidas pelos pacientes do Caps, que ficarão em exposição na agência Sicredi. A abertura da exposição acontecerá na manhã de segunda-feira, 9.