O Carnaval no Paraná deve ter clima típico de verão: muito calor, sensação de abafamento e pancadas de chuva ao longo dos dias de festa. A previsão indica instabilidade em praticamente todo o Estado, com risco de temporais principalmente entre a tarde e a noite.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança no tempo começa a se intensificar a partir de sexta-feira (13), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral paranaense. O sistema aumenta o risco de tempestades e mantém o tempo instável durante o fim de semana e também na segunda-feira de Carnaval, quando há previsão de novas pancadas de chuva em diversas regiões.
As precipitações devem ocorrer, em sua maioria, no período da tarde, quando as temperaturas passam dos 30°C e favorecem a formação de nuvens carregadas. Há alerta para possibilidade de chuva intensa em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e até granizo localizado.
A chuva começa ainda na madrugada nas regiões Oeste e Sudoeste e avança ao longo do dia para as demais áreas do Estado. O risco de tempestades é considerado alto no Leste e Sul do Paraná e moderado nas demais regiões. O Carnaval promete calor e animação, mas também exige atenção redobrada com o clima.
















