O secretário de Cultura, Ricardo Martins, esteve em Curitiba, nesta semana, quando visitou a diretora do Museu Paranaense, Gabriela Bettega, que recebeu o convite para estar presente na inauguração da Casa da Memória de Goioerê, que será inaugura no mês de novembro.
A diretora Gabriela Bettega parabenizou o secretário Ricardo pela importante inauguração que será para Goioerê, a Casa da Memória. “Indispensável para nos reconhecermos a nossa história, a nossa memória” – comentou.
A visita também teve como objetivo buscar parcerias com o Museu Paranaense. Segundo Ricardo, Goioerê, entrará na rota das exposições itinerantes que que forem realizadas pelo Museu Paranaense.
CASA DA MEMÓRIA. Segundo Ricardo, o prefeito Pedro Coelho quer que a Casa da Memória seja oficialmente aberta ao público para que faça parte da programação de final de ano, quando ficará aberta para visitas. O espaço leva o nome do pioneiro Alcides Moreira de Castilho, pai da pioneira Leony Castilho Cionek.
Seu nome foi escolhido pela história cultural de Goioerê que praticamente começou com seu Alcides, cujo dom para música passou para a filha, dona Leony Cionek, que por sua vez passou para o filho Ben Hur Cionek, pianista reconhecido, e cujos netos mantém a tradição da família.