Uma garotinha de dois anos e sua mãe de 50 foram encaminhadas para atendimento médico, na noite desta segunda-feira (28), em Umuarama.
A menina chegou a ficar inconsciente após ser sofrer asfixia provocada por carvão queimado em uma lata de tinta, que era usado para aquecer a residência por causa do frio.
De acordo com informações do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) por volta das 19h30 o pai da menina entrou em contato dizendo que a garotinha estava desacordada.
Enquanto recebia orientação dos militares pelo telefone uma ambulância do Samu foi até o endereço. A mãe da criança também passou mal e foi atendida pelos socorristas.
A menina foi encaminhada para o hospital Cemil e a mulher para o Pronto-Atendimento.
ENTENDA. Para fugir das temperaturas baixas o casal fez uma fogueira dentro de casa, usando uma lata de tinta como recipiente e carvão vegetal, o que liberou monóxido de carbono e causou a intoxicação.
A Polícia Militar (PM) orienta cautela na utilização de carvão para aquecimento de locais fechados porque “o monóxido de carbono é um gás produzido pela combustão incompleta (em presença de pouco oxigênio), extremamente perigoso, pois é um asfixiante químico que dependendo do tempo de exposição e da quantidade inalada, pode levar à morte”.