O governo municipal de Cascavel apresentou nesta quarta-feira (08), durante coletiva de imprensa, um panorama dos casos de Covid-19 e a evolução da doença no município. Com sete casos de coronavírus confirmados hoje, o total de confirmações na cidade subiu de 43 para 50.
A curva de contágio do vírus está subindo de forma bastante acelerada no município. São 6,4 casos para cada 100 mil habitantes. “Mesmo que hajam as flexibilizações, é necessário manter o distanciamento e as medidas sanitárias”, destaca o secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello.
Com base em estatísticas e simulações, Stefanello destacou que, no pior cenário, Cascavel pode chegar a 900 casos confirmados no fim de abril. Caso o município alcance essa projeção, pelo menos 88 pacientes precisarão de internamento hospitalar, 44 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 óbitos poderão ser registrados.
No melhor cenário, o número de confirmações deve ficar em 150 e 200 no mesmo período. Neste caso, estima-se que 16 pacientes necessitarão de internamento, 08 de UTI e 04 óbitos serão contabilizados.
O número é extremamente alto, conforme classificou o secretário de saúde, que acrescentou que a taxa de letalidade no Paraná é de 3%.
No melhor panorama, serão quatro óbitos. Porém, se a curva continuar a crescer Cascavel poderá chegar até 20 mortes ainda este mês.
Outra informação importante é que a cidade tem hoje o total de 6,4 casos para cada 100 mil habitantes. O número é preocupante, conforme classificou o secretário de saúde, Thiago Stefanello, que acrescentou que a taxa de letalidade no Paraná é de 3%.
CASOS CONFIRMADOS. Dos casos confirmados em Cascavel, 53% são do sexo masculino e 46% do sexo feminino. 4,9 estão na faixa de 10 a 19 anos, 16% na faixa de 20 a 29 anos, 16% na faixa de 30 a 39 anos, 18% na faixa de 40 a 49 anos, 11% na faixa de de 50 a 59 anos e 9,3% na faixa de de 70 a 79 anos. A maior incidência dos casos atinge a faixa etária de 60 a 69 anos, com o percentual de 23%.
De acordo com a forma de contaminação, 34% teve histórico de viagem para outros estados ou países, 65% não tem histórico de viagem. 39 pacientes confirmados tem outras comorbidades e patologias associadas. Já 60% não tem comorbidades.
Os diagnósticos de 44% dos casos foram confirmados através do Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) e 55% por meio de laboratórios privados.
O cenário regional, englobando 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde, contabiliza 84 casos confirmados, além de um óbito.
CASOS POR BAIRRO. A maior concentração de casos em Cascavel ocorre no Centro, com 34%, no Bairro Country, com 11%, Parque São Paulo, com 6%, Coqueiral, Região do Lago, São Cristóvão, Maria Luiza, Cataratas, com 4,6%, Pacaembu, Universitário, Guarujá, Rio do Salto, Santa Cruz, Pioneiros Catarinenses, Cidade Verde, Cancelli, Floresta e Santa Felicidade, com 2,3%.
ENFRENTAMENTO. O secretario reforçou também a importância das medidas de prevenção. Ele orienta que as pessoas devem permanecer em isolamento após retornarem de viagens nacionais e internacionais, mesmo estando assintomáticas.
Outro ponto é o distanciamento social, que continua sendo uma medida necessária. “Se percebemos que a curva vai aumentar, podemos rever as flexibilizações”, enaltece Stefanello.
O uso de máscaras foi outro ponto enfatizado pelo secretário. O uso do item já é obrigatório entre os passageiros do transporte coletivo urbano de Cascavel.
LABORATÓRIO NO MUNICÍPIO. Uma das novidades apresentada durante a coletiva de imprensa foi em relação a um avanço significativo para o Município. A partir da próxima semana, Cascavel realizará parte dos testes para a Covid-19 aqui mesmo na cidade. Ao todo, serão mil testes destinados a casos graves e moderados. Mais de R$ 200 mil foram investidos para estruturar um laboratório municipal.
A medida foi necessária uma vez que 3 mil kits empenhados pelo Município foram bloqueados pela China e uma nova remessa foi atravessada pelo Ministério da Saúde.
HIDROXICLOROQUINA. O município investiu o equivalente a R$ 40 mil para a compra do remédio hidroxicloroquina, o que corresponde a 3 mil comprimidos do medicamento. O recurso só será utilizado em casos graves.
Outro anúncio é referente o investimento de 50 diárias em hotel de Cascavel para receber servidores que apresentem sintomas e que precisem ficar em total isolamento.
COE. Hoje (09) haverá quatro reuniões de subcomissões do COE (Centro de Operações Emergenciais) para tratar de assuntos como “medidas de contenção”, “insumos e atendimentos”, “leitos e rede hospitalar” e “idosos e vulneráveis”. Com isso, a reunião geral do COE foi adiada para sábado, às 10h. Essas reuniões serão fechadas. (Catve)