A Comissão Especial de Inquérito, foi criada pela Câmara com o propósito de investigar os assuntos relacionados ao Hospital Santa Casa, promoveu se reuniu com a imprensa nesta terça-feira, 31, quando anunciou o nome do vereador Ricardo Martins, que será o novo integrante da CEI, ocupando a posição que anteriormente era do Professor Paraíba. Este último justificou sua renúncia devido a conflitos de horários.
O presidente da CEI, Helton Maia, também anunciou que as testemunhas começarão a ser ouvidas nesta terça-feira, às 19:30 horas. O primeiro será o ex-provedor da Santa Casa, Evaldo Kolvaski. “Para tornar a oitiva mais transparente, todo trabalho será aberto ao público e transmitido ao vivo nas redes sociais da Câmara”, explicou.
Helton também ressaltou que o objetivo da CEI é investigar denúncias de possíveis negligências médicas ocorridas recentemente no hospital. “Vamos conduzir uma investigação com muita transparência e responsabilidade para apurar todas as denúncias”, acrescentou o presidente da comissão.
O relator da CEI, Fábio Plaza, informou que oito pessoas já foram definidas para depor na condição de testemunhas, e, desse total, quatro já foram intimadas e ressaltou que outras pessoas serão chamadas para serem ouvidas neste processo.
“Além dos depoimentos, a CEI também já recebeu cópias de diversos documentos, como o contrato com a empresa Samais, o histórico de contratação da ex-diretora da Santa Casa, Natália Schell e prontuários médicos de alguns pacientes. No entanto os balancetes financeiros solicitados não foram entregues”, explicou o vereador que caso os documentos não sejam entregues, irá solicitar da assessoria jurídica se é possível fazer a busca no hospital.
O vereador Ricardo Martins destacou que o trabalho será realizado com muita seriedade para apresentar a verdade à população. Durante as oitivas, as testemunhas serão interrogadas pelos integrantes da comissão e pelos demais vereadores que estiverem presente.