A chefe do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, Danielle Mellero, alerta os estudantes para o prazo para se cadastrarem no Aprova Paraná Universidades, que se encerra nesta quinta-feira (23). O programa é destinado a alunos de todas as escolas públicas que concorrem a 20% das vagas nas sete universidades estaduais do Paraná.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.700 vagas em 1.283 cursos: 598 na Universidade Estadual de Londrina (UEL); 754 na Universidade Estadual de Maringá (UEM); 429 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 490 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); 461 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); 287 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e 681 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Outras 146 vagas são destinadas à Pessoas Com Deficiência (PCDs) e 902 para pretos e pardos.
O diretor de Tecnologia e Inovação da Seed, Cláudio Aparecido Oliveira, alerta para que os alunos não esperem até quinta-feira para acessar o sistema. “O sistema foi projetado para suportar milhares de acessos simultaneamente, mas espero que os estudantes se lembrem de que o prazo é curto e não deixem para os últimos minutos para não correrem nenhum risco de ficar de fora”, afirmou.
No sistema, os alunos conseguem visualizar a nota e já optar pelo curso ou universidade desejados conforme a pontuação. Uma ferramenta foi desenvolvida para ser intuitiva e acessível para facilitar o processo de inscrição, acompanhamento e seleção dos candidatos que se enquadram nas cotas de escola pública, alinhando-se com a política de inclusão e diversidade das universidades estaduais. O único critério de eliminação no programa é o aluno não ter zerado na redação.
Inscrições
As inscrições no Aprova Paraná podem ser feitas clicando neste link, e o aluno será o único a ter acesso a suas notas com pesos diferentes, dependendo do curso escolhido. “O importante é dizer que divulgamos amplamente nas escolas e Núcleos Regionais de Educação o passo a passo da consulta, que teve o formato todo pensado para os jovens que estão acostumados a utilizar a internet”, ressalta Cláudio.
Desempate
O primeiro critério de desempate é a idade, mas se, eventualmente, os dois ou mais estudantes tiverem nascido no mesmo dia e ano, o próximo critério será a análise documental junto à universidade, porque o que irá contar é a renda familiar.