O 22º Ciclo de Palestras Agropecuárias, realizado entre os dias 7 e 9 de agosto dentro da programação da Expogoio 2025, foi um sucesso e reuniu estudantes, jovens rurais, agricultores familiares e produtores interessados em novas tecnologias e práticas sustentáveis. O foi coordenado pelo IDR-Paraná e mais um ano se consolidou como um dos momentos importantes da feira, promovendo atualização técnica, debates relevantes e oportunidades de aprendizado.
Siga a Tribuna no WhatsApp
A abertura oficial ocorreu na quinta-feira (7) e já contou com grande adesão. Entre os temas discutidos estiveram manejo de solo e água, plantio direto em sistemas de produção no Arenito Caiuá e visita guiada pela Via Rural, além da Feira da Agroindústria Familiar. Na sequencia o tema foi sucessão familiar no campo e para as oportunidades de renda voltadas à juventude rural.
Também foram apresentadas políticas públicas para agricultores familiares, seguidas de uma dinâmica prática com demonstrações de tecnologias — incluindo pulverização agrícola, uso de tratores e drones no manejo das lavouras.
O encerramento, no sábado (9), foi marcado por palestras motivacionais e relatos inspiradores de agricultores familiares que participam do Projeto Renda Agricultor Familiar em Goioerê. A programação ainda contou com o 5º Encontro de Mulheres, que debateu os desafios e conquistas da sucessão no campo.
Segundo os organizadores, o ciclo cumpriu seu papel de aproximar produtores e especialistas, estimular o empreendedorismo no meio rural e fortalecer a agricultura familiar com foco em sustentabilidade e inovação.