A abertura do 23º Ciclo de Palestras Agropecuárias da ExpoGoio 2026, na quinta-feira (6), com a Oficina de Bioinsumos, com aparticipação do público que superou a expectativa inicial.
A abertura aconteceu na Casa do Criador, com a Oficina de Bioinsumos, que reuniu produtores rurais, horticultores, estudantes e profissionais ligados ao setor. Ministrada pelo biólogo e doutor em Agronomia Orlando Assis, do IDR-Paraná, a capacitação apresentou técnicas para produção de biofertilizantes, multiplicação de microrganismos benéficos, preparo de caldas naturais e outras alternativas que ajudam a reduzir custos e tornar a produção mais sustentável.
Além de levar conhecimento técnico aos participantes, a oficina reforçou as ações desenvolvidas pelo IDR-Paraná em Goioerê voltadas ao fortalecimento da horticultura, da produção orgânica e dos sistemas agroecológicos.
Tecnologia, inovação e conhecimento para fortalecer o produtor rural
A programação do Ciclo de Palestras continua nesta sexta-feira (7) com uma agenda voltada à inovação, capacitação e atualização dos produtores rurais.
Pela manhã, a partir das 9 horas, será realizada a Dinâmica de Máquinas Agrícolas, com demonstrações técnicas da John Deere envolvendo colheitadeiras e o programa Trator Solidário. Também será realizada a Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP), conduzida pelo engenheiro agrônomo Eduardo Campos Barbosa, do IDR-Paraná.
No período da tarde, às 14 horas, o público acompanha a palestra “Manejo de Plantas Daninhas de Difícil Controle”, ministrada pelo doutor João Rafael de Alencar, do Centro Universitário Integrado. Na sequência, às 15h15, o doutor Marcelo H. Savoldi Picoli aborda o tema “Desafios e Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”.
O encerramento das atividades está previsto para as 16 horas, seguido pela visitação à Via Rural do IDR-Paraná, à Feira da Agroindústria Familiar e aos demais espaços da ExpoGoio 2026. O Ciclo de Palestras é uma realização do Sindicato Rural de Goioerê, IDR-Paraná e parceiros, com apoio da Prefeitura de Goioerê.

















