Publicidade
Publicidade

Notícias / Região / Juranda Cidade de Juranda é nova patrocinadora da Expo Turismo Paraná

quinta-feira, 18 maio de 2023.

 

A igreja matriz Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Juranda

Juranda é um grande destino do turismo sustentável no Paraná e a Expo Turismo Paraná faz parte de seu projeto de aceleração de desenvolvimento do município por meio do Turismo.

CLIQUE E FIQUE BEM INFORMADO

Afinal, estar no principal evento B2B do segmento da região sul do país faz com que Juranda ganhe mais visibilidade e se torne conhecida por sua vocação.

Foi após as orientações da Paraná Turismo, hoje incorporada à Secretaria de Estado de Turismo do Paraná, e do Sebrae Paraná que o investimento no setor começou.

“A equipe técnica, coordenada pelo especialista em Turismo, Luiz Fernando Neves, verificou que o Milagre foi o ativo principal a ser desenvolvido. O primeiro passo foi a ativação imediata deste ativo, tornando-o uma experiência turística guiada disponível no mercado, chamada de A Jornada do Milagre, com visitação guiada por um anfitrião treinado e a visitação à Exposição Documental.”

A praça central de Juranda é um verdadeiro cartão de visita

“O segundo passo foi a geração de um mapeamento da possível oferta complementar local, com outros segmentos de turismo, com destaque para o turismo rural e ecoturismo, incluindo trilhas e passeios na natureza, visitas aos pesqueiros e cafés rurais em propriedade”, conta a prefeita de Juranda, Leila Amadei

O milagre mencionado é a história do menino Lucas, que foi desenganado após cair da janela de um prédio e salvo pela fé da família e pela união da cidade, que se mobilizou em oração.

Assim, em Juranda, destaca-se o turismo religioso, com a celebração dos Santos Pastorinhos, a vivência guiada da Jornada do Milagre e toda produção artesanal.

Em breve, outros atrativos e experiências serão incorporados nesta temática, com destaque ao Memorial do Milagre que será uma experiência sensorial.

Em primeiro plano o prédio de onde caiu o menino Lucas

Mobilização para o Turismo

A prefeitura da cidade começou a incentivar e apoiar a comunidade local com a valorização de todas as potencialidades turísticas, oferecendo cursos de capacitação direcionados a proprietários rurais e artesãos, cursos de boas práticas na produção de alimentos, entre outros.

Desde 2018, mais de 50 empreendedores de produtos artesanais passaram por capacitações e estão em atividade, tendo uma nova fonte de renda.

A exposição documental instalada no Centro Cultural de Juranda

A Cidade do Milagre

Jurandá foi o nome de uma índia que foi aprisionada por desbravadores, que morreu de saudades de sua tribo e familiares. Ela virou ponto de referência e, assim, a localidade passou a chamar-se Juranda. A cidade é nova, de 1945, tem cerca de 7.700 habitantes e sua economia é basicamente agrícola – café, soja, milho e trigo. Povos indígenas e migrantes nordestinos, europeus e japoneses dão o tom da herança cultural da cidade.
Sua vocação é o Turismo religioso, devido ao milagre com o menino Lucas. Ele caiu da janela do seu apartamento, de uma altura de 6 metros, e sobreviveu sem sequelas. Esse acontecimento foi considerado um milagre e foi o responsável pela canonização dos Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta. Por isso, Juranda é conhecida também como “Cidade do Milagre”.

O menino Lucas sobreviveu a uma violenta queda do prédio onde morava em Juranda, foi salvo pelo milagre dos Pastorinhos de Fátima