Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Coamo valoriza a força feminina com formatura do curso ‘Mulheres que Semeiam’ em Goioerê

quinta-feira, 16 outubro de 2025.

Um momento de celebração e reconhecimento marcou a formatura das 45 mulheres participantes do curso “Mulheres que Semeiam”, programa de capacitação promovido pela Coamo que reuniu cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O evento contou com a presença das formandas e de seus familiares, totalizando cerca de 150 pessoas.

Siga a Tribuna no WhatsApp

O curso teve como objetivo fortalecer o protagonismo feminino no cooperativismo e nas propriedades rurais, promovendo o aprendizado, o diálogo e a valorização da mulher no campo. Composto por três encontros temáticos, o programa abordou temas essenciais como Sucessão Familiar, Gestão de Pessoas e Liderança.


urante os encontros, o gerente da unidade da Coamo de Goioerê, Claudemir Vendramini (foto), destacou a transformação vivida pelas participantes. “Cada uma das 43 mulheres passou a ver de forma diferente o papel que desempenha, integrando-se ainda mais às atividades da propriedade e da cooperativa”, afirmou, lendo um depoimento de uma das mulheres que participaram do curso: “O curso ampliou minha visão sobre o papel da mulher no agronegócio e me fez entender o valor de dividir experiências e construir juntas um futuro mais forte.”

O assessor de cooperativismo da Coamo, José Ricardo (foto), reforçou que a formação cumpre um dos propósitos centrais do cooperativismo: educar e preparar pessoas. “O propósito de uma cooperativa vai além do negócio do dia a dia. Temos uma grande responsabilidade com o cooperado e com a comunidade, e isso inclui educar, formar e informar. Hoje, fizemos isso trazendo conhecimento e inspiração para todas as participantes”, destacou.

A palestrante Marieli Biffi (foto), que falou sobre Sucessão Familiar, destacou a importância do preparo e da harmonia no processo de continuidade das propriedades. “Tudo fica pequeno diante da morte, e não há reembolso para o tempo perdido. A herança deve ser vista como um presente, não apenas como um direito — isso faz com que reconheçamos o verdadeiro legado”, afirmou.

Marieli também lembrou que apenas 10% das empresas familiares chegam à terceira geração, reforçando a necessidade de planejamento e profissionalização da gestão. “Sucessão não significa apenas transferir cargos entre familiares, mas profissionalizar o negócio, trazendo novas visões e mantendo a gestão sob o controle da família.”

A formanda Vitória Bortoluzzi foi a oradora da turma

Mais do que o encerramento de uma etapa, a formatura do curso “Mulheres que Semeiam” simboliza o início de uma nova jornada — com mulheres mais preparadas, conscientes e protagonistas na construção de um cooperativismo cada vez mais forte, inclusivo e transformador.

As mulheres da família Moreira, de Rancho Alegre do Oeste,  participaram do curso ministrado pela palestrante Marieli Biffi

O assessor de cooperativismo José Ricardo encerrou a cerimônia, destacando que o propósito da cooperativa vai muito além das atividades comerciais do dia a dia. “Temos uma grande responsabilidade com o cooperado e com a comunidade. Por isso, nosso papel também é educar, formar e informar. É necessário estarmos sempre preparados, e hoje fizemos isso trazendo a palestrante Marieli Biffi, que compartilhou conhecimento e inspiração com todas as participantes”, afirmou.