Goioerê será o primeiro município da região a ser contemplado com a Escola Cívico Militar que será instalado no Colégio Estadual da Vila Guaíra
Os deputados estaduais aprovaram segunda-feira (28), o projeto de lei 543/2020, que autoriza e regulamenta o funcionamento de até 200 escolas cívico-militares no Paraná. Goioerê está na lista das cidades contempladas e será instala no Colégio Estadual Vila Guaira.
A Escola Cívico Militar será implantado em cidades com ao menos duas escolas estaduais em área urbana, ou em colégios considerados em vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar, desde que não possuam turmas no período da noite. Outro requisito é que a escola não pode trabalhar em dualidade, ou seja, que a escola atende a rede municipal e estadual, entre outros requisitos que o Colégio Vila Guaira preencheu para que fosse indicado para implantar a Escola Ccívico Militar.
A indicação do Colégio foi anunciada para o então diretor Márcio Lacerda que acenou favorável a implantação da Escola. O Colégio Vila Guaira que recebeu completa reforma e conta hoje com uma excelente estrutura física, com a implantação da Escola Cívico Militar receberá novos investimentos em segurança e tecnologia entre outras conquistas.
GESTÃO COMPARTILHADA. Numa gestão compartilhada, as aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, assim como a parte pedagógica continua sob a responsabilidade da Secretaria de Educação. Os militares serão responsáveis pelas áreas de infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.
Haverá um Diretor-Geral e um Diretor-Auxiliar civis, além de um Diretor Cívico-Militar e de 2 a 4 monitores militares conforme o tamanho da escola. Todos esses militares serão inativos e voluntários, sendo remunerados por meio de diárias criadas por lei em 2017.
O desempenho dos colégios será medido continuamente por meio de metas que serão traçadas, e os uniformes dos alunos serão adquiridos pela Secretaria da Educação. Atualmente, o Paraná possui quatro colégios cívico-militares.
Veja mais
Diretor da SEED confirma Escola Cívico Militar para Goioerê