O Paraná registrou 50 novos casos de coronavírus entre quinta-feira (2) e sexta-feira (3), segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Com isso, o número de diagnósticos da Covid-19 chegou a 307 no estado.
Mais seis municípios paranaenses confirmaram o primeiro caso do novo coronavírus nesta sexta-feira: Sarandi, Araruna, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Piraquara e Colombo. Ao todo, 56 cidades do estado tem ao menos um diagnóstico.
A quinta morte em decorrência da Covid-19 foi confirmada no fim da tarde desta sexta-feira (3). Segundo a secretaria de Estado da Saúde, o óbito confirmado é de um homem de 37 anos que possuía comorbidades e que recebeu resultado positivo para novo coronavírus na quarta-feira (1º), em Londrina.
O governador Ratinho Junior se reuniu nesta sexta-feira (03), no Palácio Iguaçu, com um grupo de infectologistas de alguns dos principais hospitais de referência de Curitiba. O encontro serviu para analisar o momento atual de enfrentamento ao coronavírus no Paraná e alinhar estratégias para as próximas semanas.
O governador disse que a ideia é tornar periódica a reunião com especialistas, com projeção de diversos cenários e perspectivas. Ele voltou a reforçar também o pedido para que a população fique em casa, colaborando com a diminuição da circulação do vírus. “É o momento de isolamento social responsável. De união em torno do bem comum”, disse.
ECONOMIA – Ele destacou ainda as medidas sociais que estão sendo tomadas pelo Estado para aliviar o drama econômico de quem não pode trabalhar por causa das ações de isolamento social. “Percebemos nesta reunião que o Governo do Paraná está atento, tomando todos os cuidados para minimizar a crise econômica, especialmente daqueles que mais necessitam do suporte governamental”.
INSTRUMENTOS – Mirella Oliveira, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Complexo Hospitalar do Trabalhador e integrante da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), explicou que, além dos testes feitos diariamente, inclusive nos fins de semana, o colegiado vai propor novos indicadores para que o Estado possa ter melhores condições para balizar o controle social.
“Como a pandemia é dinâmica, a cada semana precisamos de uma reavaliação do cenário. Ver qual caminho tomar e analisar se as medidas são as melhores para o momento”, destacou ela.
TRANSPARÊNCIA – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, citou a opção do Governo do Estado pela transparência nos números e nas ações que estão sendo tomadas. “Esse é um pedido expresso do governador Ratinho Junior. Deixar claro que estamos no começo do processo de enfrentamento ao coronavírus e de que há muito pela frente”, afirmou. “Por isso a colaboração de especialistas é essencial”, acrescentou.