Rancho Alegre do Oeste está entre os 25 municípios da Comcam, com o menor casos de dengue registrado, conforme informou o boletim divulgado terça-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde.
Esses números são fruto do trabalho incansável desenvolvido pelo Departamento de Saúde de Rancho Alegre d’Oeste, que vem redobrando os cuidados na prevenção da dengue. Ações como arrastões de limpeza e visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito transmissor e orientar a população têm sido fundamentais.
A secretária de Saúde, Dayana Rodrigues, ressalta a importância da união da população para manter a prevenção, especialmente em um período propício à proliferação do Aedes aegypti. “Estamos em um momento em que as chuvas aumentam, favorecendo a proliferação do mosquito. Para evitar isso, precisamos conscientizar a população sobre a prevenção, que depende de medidas efetivas de controle do vetor”, enfatiza Dayana.
Ela destaca que a prevenção da dengue envolve evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que possa servir como criadouro. Locais como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem se tornar criadouros. “Evitar a água parada é a melhor forma de prevenção. Por isso, é fundamental a participação consciente de toda a população”, alerta Dayana.
O prefeito Cássio Zanuto enaltece o trabalho desenvolvido pela equipe da Saúde e dos demais departamentos da Prefeitura. “É um trabalho conjunto e com o apoio da população que vem dando certo. Para que esses números continuem em baixa, precisamos manter a vigilância e as ações preventivas”, ressaltou.