O boletim epidemiológico desta quinta-feira, 25, emitido pela Secretaria de Saúde de Goioerê registra aumento nos casos. São 44 casos confirmados, 4 a mais que ontem, 23 casos suspeitos, um a menos, e 120 pessoas sendo monitoradas, uma a mais que ontem. Os números estão avançando e a Prefeitura começa a mudar seu protocolo, cujas mudanças serão anunciadas amanhã, sexta-feira.
O Ministério Público hoje também determinou que a Secretaria de Saúde exija dos laboratórios particulares que informem os casos positivos e negativos realizados em Goioerê. Decisão que com certeza elevará os números oficiais, que aliado aos testes rápidos que passarão a ser realizados em Goioerê, os casos de covid-19 poderão assustar, mas também trará uma consciência maior da população para o problema.
A Secretaria de Saúde está anunciando que amanhã sexta-feira, realizará uma live para explicar os protocolos que passarão a ser adotados. Entre as informações, os testes rápidos que serão realizado elo Laboratório Bioclínico. Inicialmente a Saúde chegou a anunciar que todas as pessoas que foram monitoradas desde o início da pandemia realizariam os testes rápidos. Informações dão conta de que dificilmente isso ocorrerá, devendo os testes acontecerem nas pessoas que sentirem algum sintoma da covid-19, ou que tenham estado em contato com pessoas positivas.
A Tribuna tentou conseguir essa informação na quarta-feira, 24, quando soube que o Laboratório Bioclínico havia sido contratado para realizar os testes rápidos e recebeu a informação de que teria que aguardar a live que a Secretaria de Saúde realizará amanhã, sexta às 11 horas, quando serão abordados os temas:
COVID 19
-Sintomas
-Tipos de testes
– Isolamento
com a Dra Marlize Benhossi e a Enfermeira Lilian Ohara
REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA: com a coordenadora Roseli Macari